Planejar o negócio é essencial para garantir o sucesso do negócio

Solução PNBOX, plataforma online do Sebrae, oferece ferramentas que auxiliam os donos de micro e pequenas empresas ou potenciais empreendedores em diferentes etapas de modelagem do plano de negócio

Publicado em 02/12/2021 às 08:14 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Divulgação

O mês de dezembro é aquele momento do ano em que os donos de um pequeno negócio ou potenciais empreendedores resolvem dedicar um tempo especial para o planejamento das suas ações. Por isso, pensando nas necessidades desse público, a Agência Sebrae de Notícias vai compartilhar, ao longo desse mês, uma série de conteúdos tratando sobre o assunto, com orientações para quem já tem uma empresa ou planeja abrir o próprio negócio. A primeira dica é o uso da solução Plano de Negócios 4.0 – PNBOX, desenvolvida pelo Sebrae. A plataforma funciona como uma caixa de ferramentas para apoiar os empresários na elaboração de planos de negócios.


Composta por 14 funções para uso modular ou de forma integrada, o PNBOX tem o objetivo de conduzir o usuário a entender e descrever a jornada do seu público-alvo, criar personas, mapear o mercado, compreender suas finanças, simular resultados, redesenhar sua proposta de valor, entre outras etapas que integram a formulação de um plano de negócios. A plataforma oferece modelos de planos para diferentes segmentos de atividade (Indústria de móveis, Instituto de Beleza, Pizzaria e Delivery, Boutique de roupas e Agência de comunicação e Marketing).

Desde o seu lançamento (em setembro de 2020), o PNBOX já foi acessado por aproximadamente 30 mil clientes do Sebrae, em todo o país, com uma excelente receptividade.


As ferramentas e conteúdos disponíveis no PNBOX estão organizados em quatro grandes blocos: Cliente e Mercado, Problema e Solução, Canais de Aquisição e Finanças. O empreendedor só precisa selecionar o modelo de enquadramento tributário do negócio (Microempreendedor Individual, micro ou pequena empresa) e o período previsto para o planejamento que pretende elaborar, entre 1 e 3 anos de atividades.


Segundo o presidente do Sebrae, Carlos Melles, a era digital – que foi acelerada com o avento da pandemia de Covid-19 – exige grandes transformações estratégicas dos negócios. “Aspectos como entrega de valor, satisfação dos clientes, inovação, qualidade na gestão, inteligência de dados e olhar para a competitividade tornaram-se ainda mais relevante. Nesse contexto, o Sebrae também tem feito um esforço para oferecer aos empreendedores brasileiros soluções digitais igualmente inovadoras. A solução PNBOX é resultado desse trabalho”, comenta.


Plano de negócios


Gustavo Oliveira é proprietário da Academia Biofit, que fica em Santo Antônio do Monte, em Minas Gerais. O empreendimento tem cerca de 350 alunos e existe há 9 anos. O empresário já recorreu diversas vezes ao Sebrae para melhorar a gestão do negócio. Além de fazer o Empretec, Gustavo também participou do ALI – Agentes Locais de Inovação e do Sebrae Minha Empresa, um programa do Sebrae no estado. E foi a partir desse último programa que ele resolveu fazer novamente o plano de negócios, mas dessa vez com o uso do PNBOX, uma ferramenta totalmente digital. Para o empresário, uma das qualidades desse formato é que mais didático. “A ferramenta ativa todos os tópicos de forma mais prática. Uma resposta leva a outra. É mais didático e dinâmico.”, explica.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias