Sebrae impulsiona o desenvolvimento tecnológico dos pequenos negócios

Com apoio da consultoria da ABGI Brasil, micro e pequenas empresas vão receber apoio financeiro e técnico para aperfeiçoar os negócios

Publicado em 03/12/2021 às 07:11 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Divulgação


O Sebrae contratou a ABGI Brasil, consultoria especializada em inovação e incentivos, para prospectar potenciais micro e pequenas empresas com capacidade de incrementar seus modelos de negócios com soluções de alta tecnologia. Os investimentos disponíveis, em torno de R$ 22 milhões para utilização até final de 2022, serão aportados por meio do contrato entre o Sebrae e Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial (Embrapii).


As empresas que estiverem adequadas aos critérios do contrato na modalidade de desenvolvimento tecnológico, serão subsidiadas com até R$ 150 mil do Sebrae que serão somados aos recursos investidos pela Embrapii e o apoio técnico de uma das 72 unidades de Ciência e Tecnologia credenciadas. 


De acordo com a gestora de Inovação do Sebrae, Giovana Serenato, essa é uma oportunidade perfeita para as micro e pequenas empresas, inclusive startups e empresas de base tecnológica, incrementarem suas soluções tecnológicas. Segundo ela, a meta mínima é fechar 40 contratos até agosto do ano que vem. “São recursos não reembolsáveis, que não dependem de edital e estão disponíveis para uso imediato, de forma ágil e dinâmica, na alavancagem tecnológica dos pequenos negócios. Não envolve sociedade ou questões relacionadas à propriedade intelectual com o Sebrae”, ressaltou.


Além de organizar o fluxo do processo de conexão com as micro e pequenas empresas, a ABGI Brasil será responsável por analisar a maturidade dos negócios e fazer o match com a unidade credenciada da Embrapii que mais se identifica com a proposta do projeto de inovação. 


Entenda


Por meio do contrato do Sebrae com a Embrapii, os projetos de PD&I recebem investimentos financeiros e operacionais, a fundo perdido, que variam de acordo com a modalidade escolhida. Ao todo são três modalidades previstas no convênio. A primeira delas trata-se do desenvolvimento tecnológico, que terá apoio da ABGI Brasil, para impulsionar os pequenos negócios interessados em desenvolver soluções de alta tecnologia.


As outras duas modalidades são encadeamento tecnológico e aglomeração tecnológica que contam com o apoio da empresa Beta-i Brasil para alavancar recursos adicionais para o desenvolvimento de soluções de alto impacto econômico, social e ambiental em benefício de micro e pequenas empresas de negócios tradicionais que formam a cadeia de grandes empresas ou segmentos econômicos. Essas duas últimas modalidades podem contar com participação de empresas de médio e grande porte atuando como parceiras dos pequenos negócios ou representantes de segmento interessados em compartilhar recursos para propor soluções na cadeia produtiva.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias