AMIC PR completa 38 anos e celebra legado de apoio aos micro e pequenos empreendedores

Fundada no dia 25 de maio de 1984, a AMIC PR conta com mais de 2 mil associados e congrega um universo de mais de 30 mil usuários

Publicado em 25/05/2022 às 11:20 por Thauana Marin

A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) completa 38 anos de existência hoje (25). Ao longo de sua história, a associação se consolidou como uma entidade que representa e apoia os micro e pequenos empreendedores. Fundada em 25 de maio de 1984, a AMIC PR conta com mais de 2 mil associados que buscam conhecimento e capacitação para alavancar seus negócios com o auxílio da maior entidade de micro e pequenos empresários do Brasil. 


A AMIC PR vive neste momento um processo de fortalecimento e valorização do campo empresarial, setor que foi um dos mais afetados pela pandemia de Covid-19. Os últimos dois anos reforçaram a importância do associativismo, peça-chave que ajudou os empresários a encontrarem alternativas para manter seus empreendimentos.


Para Sonia Xavier, presidente da AMIC PR, a entidade empresarial tem um papel relevante no fomento ao empreendedorismo. “Eu acredito que a AMIC PR é de suma importância para os nossos associados, que estão ali e confiam no nosso trabalho. A cada ano surge uma nova visão de negócio e eu considero isso fundamental, porque recebemos empresários de vários segmentos. Tudo contribui no desenvolvimento do empreendedor e quem é associado está muito bem representado por toda a gama de serviço que oferecemos”, disse.


Durante solenidade de comemoração realizada hoje, na sede da entidade, o prefeito de Cascavel, Leonaldo Paranhos, enalteceu a importância da AMIC PR correlacionando a associação com todas as pessoas que, de alguma forma, fazem parte desse ecossistema. 


"São as pessoas fazem a nossa cidade ser o que ela é. Temos orgulho de ver essa entidade crescendo, sabendo que ela abraça os pequenos negócios e faz com que os empreendedores sejam representados”, destacou. 


A AMIC PR tornou realidade um sonho que teve início em 2013, passou por outras diretorias, e foi concretizado em 2021 com a inauguração da nova sede, a Casa do Empreendedor. A associação, que antes estava instalada na Rua da Lapa, passou funcionar na Rua Maranhão, no Centro. A nova estrutura é mais agradável, moderna e é referência em sustentabilidade. 


A entidade empresarial oferece aos associados uma série de serviços importantes, como convênios, assistência jurídica, convênio pet, cartão benefícios e acesso ao crédito, entre outras possibilidades de parceria e de crescimento que auxiliam no desenvolvimento do empreendedor. 


Parceiro da AMIC PR desde 1991, Dale Dalmolin, empresário no setor de recauchutagem agrícola confirma o compromisso da entidade com seus associados. “O associativismo em uma entidade como a AMIC PR é importante, porque em grupo nos dá mais força para sermos ouvidos quando buscamos soluções dos problemas gerais dos micro e pequenos empresários. Já utilizei serviço do departamento jurídico da entidade e recomendo, pois sempre foram muito esclarecedores e eficientes”, contou. 


Ações de incentivo ao empreendedorismo

A associação também tem tradição no desenvolvimento de projetos com foco nos micro e pequenos empresários, como por exemplo o “Café com Negócios”, um incentivo ao cooperativismo, que está ativo há mais de 20 anos na entidade e reúne, mensalmente, mais de 20 empresas para promover networking e troca de experiências.


Outro projeto é a “Semana da Saúde”, ação que começou como saúde solidária nas empresas associadas, cresceu, e já contou com a presença de ilustres palestrantes de renome nacional como o Dr. Dráuzio Varela.


O Convênio Saúde, existente há mais de 25 anos, foi criado, na época, como algo inovador. O intuito sempre foi beneficiar o associado, oferecendo atendimento de saúde particular de qualidade, e de forma mais acessível.


Em outra vertente, a AMIC PR também se coloca ao lado do empreendedor, oferecendo capacitações gratuitas e workshops. Um dos exemplos é o programa de apoio aos empreendedores, dividido em três grupos: empresários e líderes; mulheres empreendedoras e jovens empreendedores. “Implementamos os cursos de capacitação para esses grupos de empreendedores e acreditamos que esse será uma das ações de nosso legado que vai ficará marcada na história”, destaca a presidente da associação, Sonia Xavier