Peregrinos iniciam 15ª edição do Caminho Terra do Sol

Grupo formado por 33 pessoas saiu de Cascavel em direção a Boa Vista da Aparecida

Publicado em 12/10/2023 às 10:03 por Thauana Marin

Teve início, no início da manhã desta quinta-feira (12), a 15ª edição do Caminho Terra do Sol, promovida pela AMIC (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). O grupo formado por 33 pessoas de diferentes idades saiu da frente da Unioeste (Universidade Estadual do Oeste do Paraná) em direção a Boa Vista da Aparecida, cuja chegada está prevista para o sábado (14).


Serão aproximadamente 33 quilômetros de caminhada por dia, passando por muitas belezas naturais da Região. O Caminho é, também,

uma oportunidade de espiritualidade e superação, além de permitir novas amizades. Durante todo o trajeto, uma estrutura de apoio da AMIC acompanha os peregrinos e há pontos para almoçar, jantar e dormir. 


Entre os peregrinos deste ano, um grupo de quatro amigos encarou o desafio pela primeira vez. O advogado Marcos Velasco explica que a expectativa é muito grande e que deve ser uma oportunidade memorável. “A ansiedade toma conta, a expectativa de finalizar é muito grande. Vemos pessoas de todas as idades, então vai ser uma coisa que vai nos marcar. Para mim, [o Caminho] representa uma superação muito grande de saúde e de espiritualidade, sendo dia de Nossa Senhora Aparecida e uma homenagem a ela. Que seja a primeira caminhada de muitas”, comenta Velasco.


O Caminho Terra do Sol é inspirado em outras peregrinações como Caminho da Fé, de São Paulo a Aparecida do Norte, Caminho de São Francisco de Assis, na Itália, e o Caminho de Santiago de Compostela. 


“Estamos muito felizes por vermos mais uma edição do Caminho Terra do Sol acontecendo. Tudo vem sendo preparado há meses com muito carinho por toda a nossa equipe para que este evento seja um sucesso mais uma vez”, comenta o presidente da AMIC, Jovane Borges, que está, durante todo o dia de hoje, diretamente envolvido numa equipe de apoio durante todo o trajeto da peregrinação.


Para o ex-presidente da AMIC e idealizador do evento, Celso Bevilacqua, existe um forte sentimento de gratidão. “Esse Caminho foi criado em cima de muito suor e muito esforço, em 2013. E nós temos que agradecer porque a AMIC encampou a ideia e tem se mantido dedicada em realizar edições todos os anos, mantendo essa tradição tão bonita”, destaca Bevilacqua, que participou de todas as edições, completando sempre todo o trajeto.


O encerramento do Caminho Terra do Sol será no Centro de Convivência do Idoso, denominado Sexto André Ghedin, na Rua Selmo Miranda, em Boa Vista da Aparecida. Haverá um costelão especial aguardando todos os participantes. 


O Caminho Terra do Sol é organizado pela AMIC, contando com o apoio dos seguintes parceiros: Sanepar, Cresol, prefeitura de Boa Vista da Aparecida, Sicoob Credicapital, Dimebras, Sicredi, COMTUR e prefeitura de Cascavel.