Foram inúmeras conquistas ao longo de mais de quatro décadas, em que a entidade foi extremamente participativa nos debates nacionais e internacionais, ajudando a formular a legislação que rege as microempresas atualmente. Listamos alguns destaques desse período. Confira:
Cohamic: Cooperativa Habitacional Amigos de Cascavel
Criada há 28 anos em uma reunião da AMIC PR, a Cooperativa Habitacional Amigos de Cascavel nasceu com a intenção de facilitar o acesso à moradia para associados da entidade. Mas o projeto se expandiu e ultrapassou os limites da associação.
Desde sua criação, a cooperativa já executou vários projetos, somando centenas de imóveis entre sobrados e apartamentos prontos e outros que estão em obras. Além disso, outros três projetos foram executados por meio da Cooperativa Habitacional Independente de Cascavel, criada pelo mesmo grupo e com as mesmas intenções, somando mais de uma centena de apartamentos entre os já entregues e os que estão em construção.
“O benefício para o cooperado é o custo que se torna bem mais baixo. Além disso, beneficiamos a sociedade como um todo com geração de empregos e impostos, movimentação de economia”, comenta Ulice Scusiatto, presidente da Cohamic.
CNA: Central de Negócios Automotivos
A Central de Negócios Automotivos é um bom exemplo de como a união empresarial pode trazer bons frutos. Em uma reunião na AMIC, em 2013, surgiu a ideia de organizar um grupo da área de automóveis para desenvolver melhor o setor.
“Desde então, trabalhamos para melhorar a ética do segmento e para oferecer treinamento para colaboradores e gestores”, conta Luiz Felipe Dalazem, presidente da CNA. O grupo começou com 10 empresas, expandiu para 19 no início de 2017 e, em 2018, chegou a 28 associados.
“Conseguimos montar uma associação, temos nosso CNPJ. Temos todo apoio da AMIC nas nossas reuniões, na parceria de contatos, na relação com a prefeitura. Nossa luta é para melhorar o setor e trabalhar com transparência. Queremos que os donos das empresas saiam da parte técnica e se atentem para a gestão do negócio”, detalha Luiz Felipe, acrescentando que existem parcerias sendo feitas com núcleos de outros estados, inclusive para formação de um núcleo nacional do setor automotivo.
Convênio Saúde
Benefício criado há 32 anos. Na época, foi algo inovador, já que não existia nada parecido em Cascavel, nem mesmo a Unimed. O intuito desde sempre foi beneficiar o associado, oferecendo atendimento de saúde particular de qualidade de forma mais acessível.
Hoje, por meio da informatização, é possível realizar consultas e exames entre os mais de 600 conveniados da empresa onde o associado trabalha. O atendimento é realizado, e o pagamento é feito posteriormente por meio de um boleto emitido pela entidade para a empresa, que desconta o valor na folha do funcionário.
Começamos com poucas clínicas e laboratórios, mas evoluímos muito. Hoje são 126 clínicas conveniadas. No início eram apenas consultas e exames laboratoriais; hoje temos todos os exames de radiologia, tomografia, procedimentos estéticos e odontológicos. Até mesmo partos e alguns tratamentos mais caros são parcelados.
Nova Lei Trabalhista
Uma grande mudança para o país — e que poucos sabem que partiu de Cascavel — foi a Reforma Trabalhista. As alterações na legislação começaram timidamente com uma proposta feita pela AMIC PR, que ficou conhecida como a “Carta de Cascavel”, e depois ganhou força nacional.
A entidade, em conjunto com outras instituições, foi responsável pela elaboração de 28 propostas de alteração na lei trabalhista, das quais 13 foram acatadas. O advogado Namur Vanzin (coordenador do grupo de trabalho) destaca algumas.
“Entre as principais propostas que surgiram daqui está o fracionamento das férias, que antes só podia ser tirada de uma única vez, e agora pode ser fracionada em três períodos, beneficiando empresa e empregado”, relata o advogado, lembrando ainda outros itens como a supressão do tempo de descanso de 15 minutos no início da hora extra e a validade das negociações entre empregados e empregadores, dando mais peso aos acordos coletivos.
Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa
Em 2025, tivemos 23 estados representados e 7 países presentes em Cascavel como sede do 2º Encontro Latino-Americano das MPEs. O evento aconteceu no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, que recebeu o 2º Congresso Latino-Americano da Micro e Pequena Empresa, consolidando o papel da AMIC PR como a maior associação desse segmento na América Latina.
“Nós participamos de todas as edições. Trocamos informações com entidades de fora e evoluímos nossos trabalhos. Consolidamos nosso nome e percebemos o quanto a AMIC PR se tornou referência para outros grupos”, enfatiza Luiz Sergio Wosiack, assessor da presidência da AMIC PR.
Desde o primeiro encontro, em 2014, sediado em Cusco, no Peru, as entidades vêm se organizando para a consolidação da União Latino-Americana da MPE, que teve evoluções significativas ao longo dos anos. A edição de 2025 aconteceu em Lima, no Peru, após passar pela Argentina, Uruguai, Paraguai (duas vezes) e pelo Brasil em outras duas ocasiões.
Plano de Segurança Simplificado (PSS)
Com o objetivo de diminuir o tempo gasto para aprovação de projetos junto ao Corpo de Bombeiros, a AMIC PR foi uma importante interlocutora na criação do PSS (Plano de Segurança Simplificado), em 2014.
“Foi simplificada a apresentação de projetos com até 750 m² com risco baixo, resumindo-se basicamente a uma única prancha, facilitando a análise e desburocratizando o processo de aprovação”, explica o Tenente-Coronel do 4° Grupamento de Bombeiros de Cascavel, Fernando Raimundo Schunig.
Hoje, mais de 40% das plantas de obras no Paraná se enquadram nesse benefício, considerado um avanço importante por reduzir significativamente o tempo de aprovação — sem perda na qualidade da segurança contra incêndio. “Cabe lembrar que havia resistência a essa metodologia e só foi possível a implantação devido à participação da AMIC PR no processo, defendendo a ideia”, reforça Fernando.
Café com Negócios
Há mais de uma década, no SESI em Toledo, surgiu o primeiro encontro que serviria de inspiração para o Café com Negócios em Cascavel. Foi um sucesso, e o presidente da época, Telmo Kottwitz, incentivou trazer o evento para Cascavel.
Hoje, o Café com Negócios já ultrapassa 200 edições, sempre com o objetivo de privilegiar o associado, visitando seu ambiente ou realizando encontros na entidade, colocando empresários em contato uns com os outros.
O evento já teve momentos em formato itinerante e, atualmente, acontece nas instalações da AMIC uma vez ao mês, com a participação de 15 a 20 empresas e patrocínio do Sicoob Credicapital — sem custo algum para associados ou empreendedores não associados.