Centro histórico de Cascavel terá comércio inteligente

Projeto desenvolvido em parceria com o Sebrae foi apresentado na manhã desta quinta-feira no auditório da prefeitura

Publicado em 12/04/2024 às 08:35 por Thauana Marin
Fotografia: Vanderlei Faria/Secom

Lançado oficialmente na manhã desta quinta-feira (11), o programa Comércio Inteligente vai revitalizar o centro histórico de Cascavel, na região onde está localizada a antiga rodoviária, em um projeto amplo que vai levar também capacitação aos mais de 150 comerciantes daquela área. Será uma transformação estrutural e comportamental.


A ideia é aproveitar a revitalização da Avenida Carlos e promover um novo aspecto visual também para o centro histórico. “Teremos uma avenida que vai ficar espetacular, prática e com três pistas”, afirmou o prefeito Leonaldo Paranhos. O projeto do Município é realizar essa revitalização em um espaço que, de certa forma, está ligado à reestruturação da Carlos Gomes.


A encarregada do setor de Desenvolvimento Econômico, Ana Gabriela Tomasetto, explica que a proposta é dar um olhar diferenciado para o espaço e, ao mesmo tempo, fortalecer o comércio e a economia daquela região.


“A ideia é que a gente trabalhe esse comerciante para ampliar seus negócios, melhorar seu atendimento, gerar experiência para o consumidor e fazer com que a economia daquele espaço progrida. Além de toda a intervenção de infraestrutura que já está acontecendo e vai acontecer, tem toda a parte de capacitação desses empresários”, explica.


Representantes de entidades classistas destacaram a importância do projeto. O presidente da Acic, Siro Canabarro, disse que o projeto vai levar inovação e atrativos para que as pessoas vão até o centro histórico.


“Não adianta nada fazer uma obra, ter um calçadão, se as pessoas não circularem, não irem àquele local, não vivenciarem uma experiência. Esse projeto traz isso, ajuda os comerciantes daquela região a se estruturarem, vitrines, iluminação, para que a gente tenha mais um ponto de encontro em Cascavel”, enfatizou.


Augusto Stein, gerente regional do Sebrae, destaca que a região foi extremamente importante para o desenvolvimento da cidade e ao longo dos anos passou por transformações. Agora, com as mudanças estruturais, a proposta é atrair consumidores para o local.


“Nós queremos atrair cada vez mais o perfil consumidor de Cascavel para comprar naquela região, por isso que estamos provocando essa mudança. A proposta de fazer intervenções diretamente nas empresas, no comércio, é a nossa essência. Nós temos diversos projetos, trabalhamos em diversos setores, em diversas localidades. Nós unimos um conjunto de competências e, novamente, fomos demandados e provocados também pela Prefeitura e pelos demais parceiros, para colocar essas competências, esses produtos, esses serviços a favor dessa localidade”, observou.


Para Susana Maroneze, gerente executiva do Senac, a região terá um novo aspecto visual.

Vanderlei Faria/Secom

“A faculdade Senac fica muito feliz e honrada com essa parceria. Nossa missão é desenvolver e capacitar, melhorar o nosso comércio, desenvolver pessoas para o comércio, capacitar. Não é só uma transformação estrutural, mas também comportamental, de atendimento e fechamento de negócios”, pontua.

Fonte: Prefeitura de Cascavel