Pronampe 2024: uma excelente alternativa de crédito

Acesso a programas de empréstimo surge como uma oportunidade vital para a sustentabilidade financeira

Publicado em 12/04/2024 às 11:42 por Thauana Marin

Para muitos empresários das micro e pequenas empresas, inclusive MEIs (Microempreendedores Individuais), a manutenção da saúde financeira de seus negócios é um desafio constante, especialmente em face do “puxa e encolhe” da economia. Neste contexto, o acesso a programas de empréstimo surge como uma oportunidade vital para a sustentabilidade financeira.


No entanto, a obtenção de crédito, muitas vezes, é dificultada por diversos fatores, incluindo o baixo faturamento que caracteriza muitos MEIs. Diante dessas circunstâncias, uma iniciativa do governo destaca-se como um recurso promissor. Iniciado durante a crise causada pela pandemia de Covid-19 no governo de Jair Bolsonaro, o Pronampe (Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte) foi criado para dar suporte aos pequenos no cenário mais difícil passado no Brasil.


Quem pode pedir empréstimo pelo Pronampe? O Pronampe foi criado para atender a MEIs e a Micro e Pequenas Empresas. O requisito fundamental é que esses pequenos negócios estejam formalmente ativos e regulares com a documentação fiscal requerida, incluindo a entrega da declaração anual de rendimentos. Essa abordagem inclusiva faz do Pronampe uma ferramenta versátil para o fortalecimento econômico dessas empresas.


Como solicitar o Pronampe? A inscrição no programa Pronampe é facilitada pelo acesso digital. O candidato deve acessar a plataforma online do governo destinada ao empreendedor, realizar o cadastro ou a formalização caso ainda não seja MEI, e então seguir as diretrizes para a solicitação do empréstimo. Este processo destaca a importância da inclusão digital e administrativa para o acesso a recursos financeiros essenciais.


Passo a passo de como buscar o empréstimo:


  • Acessar o portal de atendimento virtual do governo e fazer login;
  • Selecionar a opção para autorizar o compartilhamento de dados financeiros;
  • Visitar a agência bancária, com a autorização em mãos, para apresentar a documentação requerida e formalizar a solicitação do empréstimo.
Fonte: Coluna do SIMPI