Os 16 empreendedores da AMIC (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) que participaram do XVI Encontro Sul/Sudeste da Micro e Pequena Empresa na última semana voltaram de Curitiba com um novo fôlego para seus negócios.
Realizado no Centro de Eventos do Hotel Lizon, o evento, cujo tema foi "O associativismo fazendo empresas ainda mais vencedoras", figurou como uma oportunidade única para se conectar com as tendências mais recentes e transformar ideias em ação.
Os participantes tiveram a chance de se engajar em painéis que exploraram desde as competências essenciais para a liderança feminina até as oportunidades de crescimento para as MPEs. Questões como gestão estratégica, marketing e a aplicação da inteligência artificial nos pequenos negócios foram amplamente discutidas, proporcionando uma visão clara do caminho a seguir para quem deseja se destacar no mercado.
“Foi incrível e ainda mais interessante que nos últimos anos, pois os palestrantes conseguiram focar com objetividade em pontos que realmente fazem a diferença no nosso dia a dia de empreendedor”, avalia a empresária Olívia Georgina Lucas, que atua no setor de eventos em Cascavel.
Ela voltou do encontro motivada e certa de que empreender é sua maior vocação.
“Empreender exige mais do que coragem. É preciso estar sempre aprendendo e se reinventando e, com esses eventos que a AMIC organiza, encontramos oportunidades que fazem toda a diferença. Voltamos para casa não só com novas ideias, mas com a sensação de pertencimento a uma comunidade que quer crescer e evoluir junto”, enfatiza.
E o associativismo é justamente a força e a razão de existir da AMIC, segundo seu presidente, Jovane dos Santos Borges.
“É compromisso da AMIC ser a ponte permanente que conecta empreendedores às melhores oportunidades, impulsionando a inovação e o crescimento sustentável das micro e pequenas empresas”, confirma Borges.
Capacitação e fortalecimento
A gerente de Eventos da AMIC, Viviane Bastazini, que acompanhou o grupo durante a caravana, reafirmou a relevância dos temas abordados para capacitar os empreendedores a vivenciar as constantes mudanças do mercado.
Ela destaca que a presença da AMIC em eventos como esse é essencial, não apenas para fortalecer a rede de contatos dos empresários, mas também para trazer insights valiosos sobre o futuro dos pequenos negócios.
“São discussões diretamente voltadas para as necessidades das micro e pequenas empresas, desde a concessão de crédito até as análises sobre o panorama político-econômico, assim como o contexto da inteligência artificial. Tudo isso de forma a oferecer aos nossos associados atualização e a possibilidade de adotar as melhores estratégias de mercado”, finaliza Viviane.