Escritório de Compras da AMIC marca um novo tempo para pequenos empreendedores de Cascavel

Espaço inaugurado nesta quinta-feira (05) promete transformar a participação dos pequenos negócios em licitações públicas, impulsionando a economia local e oferecendo suporte técnico e jurídico essencial

Publicado em 06/09/2024 às 15:05 por Thauana Marin

Em uma cerimônia marcada por otimismo, a AMIC (Associação das Micros e Pequenas Empresas do Paraná) inaugurou nesta quinta-feira (05), seu Escritório de Compras Públicas, um novo centro de apoio destinado a capacitar micros e pequenos empresários de Cascavel para enfrentar o processos de licitações. Com a presença de representantes de diversos órgãos e entidades parceiras, o espaço foi aberto com o objetivo de fortalecer a economia local, oferecendo cursos, treinamentos e orientação especializada para que os pequenos empreendedores possam competir com sucesso no mercado de compras públicas de Cascavel.


“Vamos comprovar para os pequenos empresários que eles têm condições, sim, de participar de licitações. Quem ganha com isso é o município, porque o dinheiro fica aqui, gera emprego e fortalece a economia local”, enfatizou o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges.


Durante a cerimônia de inauguração, foi assinado o termo de parceria que formaliza o funcionamento do novo espaço, viabilizado por meio do Programa Cascavel Compra Legal, que já conta com escritórios na ACIC e na Sociedade Rural do Oeste. A iniciativa é fruto da colaboração entre Prefeitura de Cascavel, AMIC, Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal, Programa Compras Paraná, Sebrae/PR e outros parceiros.


Município é principal comprador

Representando o prefeito Leonardo Paranhos, a secretária de Planejamento e Gestão, Vanilse Pohl, ressaltou na solenidade a importância da colaboração entre entidades e o Poder Público para o sucesso do projeto. Ela destacou que as autarquias indiretas da Prefeitura já estão comprometidas com a compra de fornecedores locais e citou como exemplo a Fundação Municipal de Esporte e Cultura, que alcançou 98% de suas aquisições com empreendedores de Cascavel. 


“O Escritório tem a missão de preparar mais fornecedores. Do outro lado, estamos também capacitando melhor secretarias e autarquias para expandir os negócios e gerar benefícios mútuos para todos os envolvidos”, contou.


Participar e vencer

Segundo o gerente da regional Oeste do Sebrae/PR, Augusto Stein, o enorme potencial das compras públicas estimula a participação do empreendedor para impulsionar a economia local.


“Cada real que deixa de ser enviado para empresas de fora e permanece no município tem um impacto positivo direto na geração de empregos e no aumento da arrecadação de impostos”, disse.


Ercílio Santinoni, presidente da Fampepar e do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, lembrou que o espaço é um pontapé inicial para preparar os empreendedores para o mercado, “colocando-os em condições de competir com as grandes empresas e acessar as compras públicas, impulsionando a economia local e gerando novos empregos”.


Capacitar para competir

Para que isso ocorra, é preciso capacitação permanente, segundo a coordenadora do Comitê Gestor e secretária de Desenvolvimento Econômico, Maristela Becker Miranda. Ela lembrou do trabalho árduo realizado em várias etapas e encontros para a implantação do Escritório de Compras. 


“Eu acredito na capacitação. Precisamos capacitar tanto os nossos fornecedores quanto os compradores, para que, cada vez mais, alcancemos melhores resultados”.


Neste sentido, o programa é robusto e contempla desde iniciativas individuais a coletivas. Além do atendimento oferecido pela assessoria jurídica da AMIC, serão realizadas palestras de sensibilização, cursos de capacitação de fornecedores, mutirão de cadastramento no sistema, workshops de legislação, além de treinamento sobre aplicativos de compras e portais.


Demais presenças

O evento contou com a presença de importantes autoridades e representantes, incluindo Siro Canabarro (presidente da ACIC), Alci Rotta Júnior (presidente da Codesc), Rubens Griepp (chefe da 10ª Regional de Saúde), Paulo Orso (presidente do Sindicato Rural de Cascavel), além de representantes da Transitar, Corpo de Bombeiros, Consamu, Unioeste, Exército, Fundetec, Acesc, Cohavel, Agência de Inteligência e Fomento, FMEC, Senac, IPC, IPMC, entre outros parceiros.