Dia do Cliente: mercado cada vez mais exigente requer inovação constante

Estar atento às mudanças globais e focar em soluções ágeis e personalizadas são estratégias essenciais para o empreendedor moderno

Publicado em 10/09/2024 às 13:43 por Thauana Marin
Fotografia: AMIC

As transformações globais, que vão desde questões climáticas até novos estilos de vida e trabalho, além dos avanços tecnológicos, estão impactando diretamente nas expectativas dos consumidores. Na mesma velocidade dessas mudanças surgem novas demandas e comportamentos por parte dos clientes, o que faz do atendimento algo essencial para o sucesso das empresas. Hoje, ele não é mais apenas um diferencial, mas uma prioridade estratégica para a sobrevivência e o crescimento dos negócios.


De acordo com Danieli Doneda, consultora do Sebrae/PR, o cliente moderno não é mais passivo. Ele busca ativamente soluções que acompanhem o novo cenário. Isso requer do empreendedor uma atenção constante às transformações.

 

Com o Dia do Cliente se aproximando, o momento é ideal para refletir sobre como melhorar o relacionamento com os consumidores. A data, celebrada em 15 de setembro, reforça a importância de valorizar cada cliente com mais do que apenas promoções pontuais. “O grande desafio está em antecipar as necessidades dos consumidores e, mais do que isso, em personalizar o atendimento para garantir uma experiência que realmente encante", afirma Danieli. 


Estar atento ao perfil de consumo e oferecer mais do que o esperado é a principal orientação para manter e expandir a carteira de clientes, segundo ela.


Ponto de Atendimento na AMIC

Com o cenário dinâmico e competitivo atual, inovar exige um conhecimento constante e atualizado. É por isso que a AMIC, em parceria com o Sebrae, se dedica a manter os associados sempre informados e preparados para as mudanças do mercado.


Segundo o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges, um dos principais recursos disponíveis é o Ponto de Atendimento ao Empreendedor (PA), localizado na sede da AMIC. O PA está em constante evolução para apoiar os pequenos negócios com capacitações em áreas essenciais como gestão, inovação e vendas. “Oferecemos soluções que combinam o digital e o presencial para ajudar na gestão eficaz e no sucesso contínuo das empresas”, pontua, Jovane, reforçando que o espaço está aberto para todos os empreendedores. “Uma equipe especializada está sempre pronta para fornecer orientações práticas e valiosas que fazem a diferença no dia a dia dos nossos associados”.