O varejo do Paraná acumulou alta de 4,72% no primeiro semestre do ano, de acordo com a Pesquisa Conjuntural da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR). O crescimento foi impulsionado principalmente pelas lojas de departamentos, com expressivos 20,93%, seguidas por supermercados (10,33%) e concessionárias de veículos (7,33%).
Por outro lado, as quedas mais expressivas foram sentidas pelos segmentos de livrarias e papelarias (-7,31%), vestuário e tecidos (-5,68%) e calçados (-3,44%).
Em relação a maio, as vendas caíram 1,24%, principalmente nas lojas de departamentos (-15,8%), vestuário e tecidos (-6,9%) e supermercados (-6,04%). Na variação mensal, os setores com resultados positivos foram as concessionárias de veículos (7,52%), autopeças (2,27%), livrarias e papelarias (0,72%) e farmácias (0,44%).
Na comparação com junho de 2023, o varejo teve alta de 3,38%. Os destaques positivos foram para óticas e cine-foto-som (16,07%), autopeças (13,67%), lojas de departamentos (11,16%) e supermercados (9,7%).
Análise regional
A variação regional dos indicadores revela diferenças entre as principais regiões do Paraná. O comércio de Ponta Grossa liderou as vendas no acumulado de janeiro a junho, com elevação de 6,08%, destacando-se como o maior índice do estado. Em seguida, Curitiba e Região Metropolitana apresentaram aumento de 5,41%, seguida por Londrina (4,94%), Sudoeste (4,48%) e Região Oeste (4,23%). Entretanto, Maringá apresentou uma leve queda de 0,28%.
Fonte: Fecomércio-PR