O amor está no ar, mas os presentes nem tanto: 32,9% dos namorados da região Oeste vão presentear alguém especial

Sondagem da Fecomércio PR e do Sebrae/PR mostra que a intenção de compras na região é a menor do estado

Publicado em 11/06/2025 às 08:30 por Thauana Marin
Fotografia: Freepik

“O amor está no ar”, mas a intenção de presentear no Dia dos Namorados, nem tanto. Sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Sebrae/PR revela que 39,4% dos paranaenses pretendem presentear no próximo dia 12 de junho. Na região Oeste, esse percentual é menor, de 32,9%, ante 46,7% que não vão comprar nada e 20,4% que estão indecisos.


O principal motivo alegado por quem vai passar a data sem presentes é não ter um namorado(a) ou companheiro(a), com 37,6% das respostas. Outros 20,8% simplesmente preferem não gastar, sem motivo específico, e 18,8% dizem não comemorar a data. Apenas 11,9% mencionaram a situação financeira ou o desemprego como impedimento.


As mulheres estão menos propensas a comprar presentes para o namorado: 48,7% não pretendem comprar presentes neste Dia dos Namorados, enquanto apenas 32,9% vão presentear. Já entre os homens, 44,7% vão se abster de gastos e 32,9% demonstram intenção de compra.


O coordenador de Desenvolvimento Empresarial da Fecomércio PR, Rodrigo Schmidt, avalia que a data continua sendo uma oportunidade relevante para o varejo paranaense. “O comércio de rua mantém sua força no Paraná, sendo o local preferido para aquisição dos presentes no Dia dos Namorados, superando o comércio eletrônico. Pela projeção, roupas, bolsas e calçados serão os itens mais presenteados. As aquisições à vista serão as formas mais utilizadas de pagamento, sendo que a qualidade do produto é o fator preponderante para decidir a compra. Espera-se uma grande movimentação nas lojas e shoppings de todo o estado para a compra de presentes, principalmente na semana que antecede a comemoração”, pontua.


A coordenadora de Comércio e Serviços do Sebrae/PR, Suelen Pedroso, destaca que é importante gerar valor e pensar no comportamento dos consumidores. “Datas sazonais não devem ser tratadas como ações pontuais, e sim como parte de uma estratégia comercial contínua. Esses períodos concentram picos de consumo, mas também oferecem oportunidades para ampliar o relacionamento com o cliente, reforçar o posicionamento da marca e gerar recorrência nas vendas”, comenta.


Suelen também lembra que investir em experiência, personalização e no atendimento são aspectos fundamentais para fidelizar consumidores e manter a competitividade do negócio ao longo do ano.


Fonte: Fecomércio-PR