A confiança dos empresários do comércio do Paraná registrou a segunda alta consecutiva em julho. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), avançou 2,5% na variação mensal e atingiu 99,3 pontos. Mesmo com a melhora, o resultado ainda está abaixo da zona considerada satisfatória, de 100 pontos, e representa um recuo de 4,4% em relação a julho de 2024.
O desempenho paranaense segue abaixo da média nacional, que está em 106,7 pontos. No país, o crescimento em julho foi mais tímido, de 0,6%, também com queda na comparação anual (-3,1%).
Entre os componentes do ICEC, o fator que mais contribuiu para o avanço do índice no Paraná foi a percepção dos empresários sobre o momento presente. O subindicador Condições Atuais do Empresário do Comércio (ICAEC) cresceu 6,9% em relação a junho, alcançando 73,0 pontos. Apesar do crescimento, permanece na faixa de insatisfação e ainda é 8,5% inferior ao registrado no mesmo mês do ano passado.
As expectativas dos empresários seguem positivas. O subíndice IEEC chegou a 123,5 pontos, com alta mensal de 0,7%. Já o componente que mede a intenção de investir (IIEC) subiu 1,5% e permanece acima da linha de satisfação, com 101,4 pontos, com destaque para o aumento nas intenções de contratação de funcionários, que cresceram 2,3%.
As empresas de médio e grande porte demonstram maior otimismo, com 105,3 pontos e alta de 3,3% no mês. Já os micros e pequenos empresários ainda não chegaram à margem de satisfação, registrando 99,2 pontos, apesar do avanço de 2,4%.
Fonte: Fecomércio-PR