Atenção, empreendedor! Prepare-se para a COP30 com os cursos gratuitos sobre sustentabilidade

Eficiência energética e práticas ESG são alguns dos conteúdos disponíveis na página elaborada pelo Sebrae para o evento internacional e para tornar os pequenos negócios mais sustentáveis

Publicado em 15/08/2025 às 08:30 por Thauana Marin

Com pouco menos de três meses para o início da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP30), em Belém (PA), ainda há tempo para os empreendedores de todo o país se capacitarem e ficarem por dentro das oportunidades de negócios geradas pelo evento internacional. O Portal Sebrae COP30, ambiente criado pela instituição, reúne conteúdos exclusivos e gratuitos para os donos de pequenos negócios e traz orientações para tornar as empresas mais sustentáveis.



Uma das opções é o curso “Aumentando a lucratividade com energia”, que possibilita ao empreendedor entender como fazer uma melhor avaliação e gestão de energia no dia a dia do estabelecimento, além de aprender como economizar dinheiro, reduzir custos e desperdícios e lucrar de forma sustentável. Outra proposta é o curso “ESG para pequenas empresas”, que oferece ao dono do pequeno negócio conteúdo relacionado a questões de interesse ambiental, social e de governança.


Além das capacitações, o portal traz informações sobre empreendedorismo internacional, como se inserir na agenda global de desenvolvimento sustentável e muitos exemplos de soluções criativas, inovadoras e responsáveis.


Por meio de conteúdo audiovisual é possível também conhecer diversas histórias de empreendedores amazônicos como as costureiras marajoaras, que valorizam suas raízes. O portal também apresenta iniciativas como o projeto Sustenta e Inova (do Sebrae do Pará) e o Polo de Moda do Marajó, entre outros.


O Sebrae na COP 30

O Sebrae lidera movimento para posicionar as micro e pequenas empresas no centro da inovação sustentável. Com a abordagem da inclusão, levará à COP30 soluções inovadoras de MPE que contribuem com a transição para a economia verde.


Fonte: ASN Nacional