Criação de associação é novo avanço em debate sobre licitação de uniformes

A criação de uma associação reunindo empresários da cadeia têxtil é a nova proposta em discussão para avançar na busca por alternativas que permitam a participação de empresas locais no fornecimento de uniformes escolares em licitação da administração pública de Cascavel.

Publicado em 03/09/2026 às 16:49 por Juliana Cavalcante

A proposta de criar uma associação formada por empresários da cadeia têxtil está sendo discutida como uma alternativa para ampliar a participação de empresas locais no fornecimento de uniformes escolares à administração pública de Cascavel. A iniciativa foi construída em conjunto por representantes do setor, da Acic e da Amic PR, dando continuidade a um diálogo que vem sendo desenvolvido há vários meses.

A discussão está ligada ao processo de licitação dos uniformes escolares do município para 2027. A intenção é reunir empresas de diferentes áreas do segmento têxtil, fortalecendo a organização do setor e preparando os negócios locais para atender às demandas do poder público.

Além de gerar novas oportunidades, a proposta pretende aproximar a capacidade produtiva existente em Cascavel das necessidades do município. A união dos empresários poderá contribuir para a formação de grupos, o levantamento da capacidade de produção e a preparação das empresas para contratos que exigem volumes maiores.

Participaram da reunião o consultor Marcelo Marchiori, representando o Núcleo Têxtil da Acic; Fábio Alberti, diretor do Programa Empreender; Ana Gabriela Tomasetto, representando a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico; e Oberdan Santos, representando a Amic PR.

A criação da associação faz parte de uma mobilização mais ampla, que busca transformar uma necessidade do município em oportunidade para movimentar e fortalecer a economia local.

O próximo encontro será realizado no dia 8 de outubro, às 14h, na Acic, com a participação de empresários da cadeia têxtil. Segundo Fábio Alberti, a proposta vai além de uma licitação específica. O objetivo é criar uma organização capaz de preparar as empresas locais para novas oportunidades de mercado.

Com uma maior integração entre os empresários, a expectativa é que Cascavel possa contar cada vez mais com fornecedores locais em demandas que, atualmente, são atendidas por empresas de outras regiões.

Legenda da foto: Tema foi aprofundado durante encontro realizado no Núcleo Territorial da Região Norte.