AMIC inicia implantação do Escritório de Compras Públicas

Novo espaço destinado a apoiar micro e pequenas empresas nos processos de licitação será realidade a partir de setembro, em Cascavel

Publicado em 14/06/2024 às 14:56 por Thauana Marin

Entidade dedicada a apoiar e representar os interesses dos micro e pequenos empresários de Cascavel, a AMIC (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), iniciou nesta semana mais um capítulo no histórico de iniciativas inovadoras, abrindo o planejamento para implantar seu Escritório de Compras Públicas. Os detalhes do novo espaço, que será inaugurado em setembro, foram discutidos em reunião com representantes da Prefeitura de Cascavel, do Sebrae/PR e do Comitê Gestor de Desenvolvimento Municipal.


A motivação para a implantação veio com a estruturação do Programa Cascavel Compra Legal. A lei estabelece procedimentos simplificados, que facilitam a inserção de pequenos negócios nas compras da Administração Pública, garantindo que uma parte significativa desses investimentos seja destinada ao setor. 


“Nos sentimos motivados a aderir à parceria que promete impulsionar negócios aos nossos associados e fortalecer a economia local”, explica o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges.


Assessoria gratuita

O novo escritório será, de fato, um espaço estruturado na sede da AMIC e contará com atendentes treinados para prestar assessoria aos empresários, desde a interpretação de editais até treinamentos e capacitações. E tudo isso de forma gratuita. 


“O principal objetivo do Escritório de Compras é oferecer apoio técnico acessível aos empreendedores que desejam participar de licitações, algo que atualmente, tem custo elevado para muitos microempresários”, detalha Janete Felippe, consultora credenciada do Sebrae/PR para conduzir esse processo. 


O local oferecerá linha direta entre o escritório e o comprador, garantindo suporte integral aos associados. 


Ferramenta poderosa

Todo o processo de implantação iniciou com o Comitê Gestor do Programa Cascavel Compra Legal, que foi reestruturado pela Secretaria de Planejamento da Prefeitura de Cascavel com base em estudos de um grupo técnico. Uma das ações resultantes foi justamente a implantação do escritório na AMIC.


“Após a apresentação da ideia, iniciou-se o planejamento, incluindo a contratação e definição de pessoal, organização do espaço, identidade visual e a preparação para o lançamento oficial e funcionamento do escritório no segundo semestre do ano”, detalha Janete Felippe.


O Programa Cascavel Compra Legal é considerado pelo presidente Jovane Borges uma ferramenta poderosa para alcançar o objetivo da AMIC de promover a compra de produtos e serviços de seus associados. 


“Ele vem ao encontro da nossa meta de criar um ambiente mais inclusivo e favorável para os pequenos negócios, proporcionando acesso a novas oportunidades e garantindo um crescimento sustentável na região", finaliza Borges.