Pequenos negócios impulsionam: Banco Central eleva projeção de PIB para 2,1% em 2025

Projeção subiu de 1,9% para 2,1%. Relatório do órgão destaca a geração de empregos como um dos motivos para a alta

Publicado em 01/07/2025 às 08:30 por Thauana Marin
Fotografia: Freepik

A expectativa de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) para 2025 foi elevada, de acordo com o Banco Central. Nesta quinta-feira (26), o órgão publicou o Relatório de Política Monetária no qual projeta um crescimento de 2,1% na soma das riquezas geradas pelo país no encerramento deste ano. Ao fim do primeiro trimestre, a expectativa era de uma alta de 1,9%.


O avanço se deu, especialmente, pela forte expansão de 1,4% entre janeiro e março, pela produção agrícola e pelo mercado de trabalho que permanece aquecido – impulsionado, especialmente, pelos pequenos negócios que são responsáveis por cerca de 65% dos empregos gerados até o momento.


No relatório, o Banco Central destacou que o mercado de trabalho apresentou aquecimento mais intenso do que o antecipado no início do segundo trimestre. “Os pequenos empreendimentos são motores da inclusão econômica, com geração de empregos e inovação, contribuindo para a diversificação e resiliência da economia nacional”, completa o presidente do Sebrae.


Fonte: ASN Nacional