
Após sucessivas quedas ao longo do primeiro semestre, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) voltou a registrar crescimento no Paraná. Apurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) em parceria com a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), o indicador subiu 2,9% em junho, alcançando 96,9 pontos.
Apesar da alta, o índice ainda permanece abaixo da linha de satisfação (de 100 pontos) e não recupera as perdas acumuladas em relação ao mesmo período do ano anterior. Na comparação com junho de 2024, a retração é de 4%.
No cenário nacional, o Icec teve variação positiva, de 1,4%, encerrando junho com 105,9 pontos.

Todos os componentes tiveram melhora em comparação a maio no Paraná: Condições Atuais do Empresário do Comércio (5,8%), Expectativas do Empresário do Comércio (1,9%) e Investimentos do Empresário do Comércio (2,3%).
No entanto, o desempenho anual dos subindicadores segue negativo. A percepção das condições atuais do comércio apresenta a maior queda em doze meses, com retração de 7,5%. As expectativas recuaram 4,1% e os investimentos, 1,4% no comparativo com junho de 2024.
O levantamento também mostra que a recuperação foi mais expressiva entre os micro e pequenos empresários, cuja confiança cresceu 3% no mês. Entre os empresários de médio e grande porte, o avanço foi mais tímido, de apenas 0,2%.
Fonte: Fecomércio-PR