InovAtiva oferecerá mais de 1800 oportunidades de aceleração e conexão para empreendedores em 2022

Hub de apoio ao empreendedorismo inovador brasileiro promoverá uma série de iniciativas gratuitas ao longo do ano para ajudar a impulsionar soluções em diferentes estágios de maturidade

Publicado em 21/01/2022 às 11:16 por Tatiane Bertolino
Fotografia: Divulgação

Neste ano, o InovAtiva, política pública de apoio ao desenvolvimento do empreendedorismo inovador no Brasil, ampliará ainda mais seu alcance, oferecendo um robusto portfólio de oportunidades gratuitas para empreendedores de todo o país, em diversos setores e estágios de maturidade. O hub InovAtiva é realizado pela Secretaria Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME) e pelo Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), e executado pela Fundação Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras (CERTI).

O InovAtiva promove programas e iniciativas voltadas para a aceleração de projetos e negócios inovadores e para a conexão entre empreendedores e investidores, totalizado 1806 oportunidades em 2022. Destas, serão 1.450 vagas nos programas de aceleração InovAtiva Brasil, InovAtiva de Impacto Socioambiental e Ideaiz – Powered by InovAtiva. Além disso, serão 366 oportunidades de conexão no âmbito dos eventos do InovAtiva Conecta (veja o calendário completo no final do texto).


"O conjunto de programas e ações realizados pelo InovAtiva terá ainda mais representatividade em 2022, impactando empreendedores em todos os níveis de maturidade. Nossas ações para este ano visam a fortalecer e ampliar o alcance do InovAtiva, por meio de um número expressivo de oportunidades e atendimentos oferecidos gratuitamente pelos programas de aceleração e pelo InovAtiva Conecta. Nossa missão é impulsionar o ecossistema apoiando o desenvolvimento e o fortalecimento do ambiente de negócios inovadores em todo o país", afirma Carlos Da Costa, Secretário Especial de Produtividade e Competitividade do Ministério da Economia (Sepec/ME).


Somente no ano passado, nos programas de aceleração InovAtiva Brasil e InovAtiva de Impacto Socioambiental, 680 startups foram aceleradas e, destas, 305 foram conectadas diretamente a investidores. Já para o Ideiaz - Powered by InovAtiva foram atendidos 415 projetos em fase de ideação.

 

Calendário de Oportunidades


InovAtiva Brasil


Maior programa de aceleração de startups da América Latina, o InovAtiva Brasil terá dois ciclos em 2022, oferecendo até 380 vagas por ciclo, com as inscrições abertas a partir de 1o. de fevereiro. Trata-se da ação mais abrangente do hub, que vai selecionar negócios de variados segmentos de atuação, nas fases de validação, operação ou tração. Uma grande novidade no programa é que, durante todo o ano, serão oferecidas também sessões de mentorias coletivas semanais abertas a qualquer interessado, mesmo que não esteja participando dos programas.


Os ciclos do InovAtiva Brasil duram quatro meses e são divididos em duas etapas: Aceleração e Conexão. Na primeira etapa, até 380 startups têm acesso a atividades de mentorias individuais e coletivas com especialistas do mercado. Ao final desse período, é realizado o evento InovAtiva Day, que encerra a etapa Aceleração com uma agenda de palestras e painéis voltados à temática empreendedora e com o treinamento de pitch exclusivo aos participantes do ciclo.


Na sequência, até 160 empreendedores seguem para a etapa Conexão, onde recebem mais um pacote de mentorias para o desenvolvimento de seus negócios. Ao final, é realizado o InovAtiva Experience, evento que encerra totalmente o ciclo com o Demoday – momento em que as startups apresentam suas soluções para investidores.


Novidade no InovAtiva de Impacto Socioambiental


A partir deste ano, o InovAtiva de Impacto Socioambiental, que até agora era realizado uma vez ao ano, foi expandido para dois ciclos anuais. As inscrições para o primeiro ciclo de 2022 também têm início no dia 1o. de fevereiro. Serão selecionados até 40 negócios inovadores por ciclo, focados em soluções de impacto socioambiental, que receberão mentorias e capacitação focada em negócios de impacto. O programa possui a mesma estrutura do InovAtiva Brasil: dividido em duas fases - Aceleração e Conexão - e a oportunidade de apresentação das soluções para investidores focados em startups com soluções para questões sociais e ambientais no Demoday, durante o InovAtiva Experience.



Fonte: Agência Sebrae de Notícias