O empreendedorismo feminino no Brasil apresentou claros sinais de recuperação no último trimestre do ano passado, depois do forte impacto registrado a partir dos primeiros meses da pandemia de Covid-19. Após recuar para um total de 8,6 milhões de donas de negócio, no segundo trimestre de 2020, o número de mulheres à frente de um negócio no país fechou o quarto trimestre de 2021 em 10,1 milhões (mesmo resultado alcançado no último trimestre de 2019). É o que mostra um estudo do Sebrae feito a partir de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua do IBGE (PNADC) - acesse o estudo aqui: https://drive.google.com/file/d/1PW5yZglndWAZn_cqyX54zJUi_1bou1_Q/view?usp=sharing.
Apesar dessa evolução, a participação das mulheres empreendedoras no universo de donos de negócio no Brasil (34%), ainda está abaixo da melhor marca histórica, registrada no 4º trimestre de 2019, quando elas representavam 34,8% do total. No Paraná, as mulheres empreendedoras representavam 31% no 4º trimestre de 2021.
O levantamento mostra que a participação feminina entre os donos de negócios empregadores também continua abaixo do período pré-crise. No final de 2019, havia 1,3 milhão de donas de empresas que contratavam empregados (o que representava 13,6% do total das Donas de Negócio). Já no final do ano passado, esse número havia recuado para 1,1 milhão (11,4% do universo).
Para o presidente do Sebrae, Carlos Melles, as mulheres empreendedoras sofreram mais que os homens as perdas causadas pela crise pandêmica. “Empresas lideradas por mulheres tiveram um impacto maior em termos de redução de empreendedoras em atividade e uma recuperação mais lenta que a verificada entre os negócios dirigidos por homens. Uma das explicações para esse fato está na nossa cultura, onde elas acabam tendo de dividir seu tempo entre a gestão da empresa e os cuidados com a família. Com as medidas de isolamento social, muitas empresárias tiveram de encerrar suas atividades ou reduzir a operação do negócio para dedicarem mais horas aos filhos e idosos”, comenta.
A pesquisa também traz dados do Paraná. No 4º trimestre de 2021, o percentual de mulheres donas do próprio negócio que trabalhavam sozinhas era de 84%, enquanto no Brasil a média era de 89%. As que geram empregos, as chamadas de empregadoras, eram 16%.
No estado, o percentual de mulheres empreendedoras com nível superior (30%) foi superior à média nacional de 27%. O levantamento também aponta que no Paraná 47% das mulheres que estavam à frente de um negócio eram chefes de domicílio e que 59% trabalhavam mais de 40 horas semanais.
Para a consultora do Sebrae Paraná, Dianalu Almeida Caldato, a questão sociocultural, em função das diferentes etnias que povoaram o Paraná, impactam nos números. “A presença das mulheres à frente dos negócios é forte, sendo que elas priorizam ter o próprio negócio e autonomia. A questão da escolaridade é outro fator que oportuniza que elas se dediquem ainda mais às suas atividades profissionais”, considera.
Com relação à renda salarial, 43% ganhavam até um salário mínimo. No Brasil, o percentual era de 54%. Ainda de acordo com a PNADC a maior presença das empreendedoras estava concentrada nas atividades do setor de serviços (46%). No Brasil o índice era de 50%.
Mais escolaridade
Um dado alentador apresentado no levantamento do Sebrae é que o número de mulheres com pelo menos o nível médio continua maior que o dos homens, e essa diferença cresceu entre o último trimestre de 2019 e o mesmo período de 2021. No 4º trimestre do ano passado, 68% das empreendedoras tinham pelo menos o ensino médio. Entre os homens, essa proporção era de 54%. A variação no período foi de 11 pontos percentuais entre as mulheres e 4 pontos entre os homens.
Ainda de acordo com a PNADC a maior presença das empreendedoras está concentrada nas atividades do setor de serviços (50%). Em especial, a pesquisa mostrou que cresceu a participação feminina nos setores de Informação/Comunicação e Educação/Saúde. Entre o 4º trimestre de 2019 e o mesmo período do ano passado, a presença das empreendedoras cresceu 3 pontos percentuais e 4 pontos, respectivamente.
DADOS DA PESQUISA
Brasil
Aumentou a proporção de mulheres que são “Conta Própria” entre os 3º e 4º trimestres de 2021. A variação foi de 1,07 milhão para 1,15 milhão de empreendedoras
Aumentou a proporção de mulheres que são Chefes de Domicílio. Em 2019, elas eram 47% e no último trimestre de 2021 as empreendedoras chefes de domicílio representaram 49% do total
50% das mulheres Donas de Negócio e 28% estão, respectivamente, nos setores de serviços e comércio.
35% dos homens Donos de Negócios e 21% estão, respectivamente, nos setores de serviços e construção.
As mulheres empreendedoras têm um nível de escolaridade maior que os homens. Entre elas, 68% têm ensino médio ou mais. Entre os homens, a proporção é de 54% (no último trimestre de 2021).
Paraná
No universo de donos de negócios, 31% eram mulheres
84% das mulheres donas de negócios trabalhavam sozinhas, ou seja, por conta própria
16% das mulheres empreendedoras geravam empregos
Entre as mulheres donas de negócios, 30% tinham nível superior
47% das mulheres eram chefes de domicílio
43% ganhavam até um salário mínimo
Para 59% das mulheres de negócios a jornada de trabalho ultrapassava as 40 horas semanais
O setor de serviços concentrava a maioria das empreendedoras, com 46% das mulheres donas de negócios
Sobre o Sebrae 50+50
Em 2022, o Sebrae celebra 50 anos de existência, com atividades em torno do tema "Construir o futuro é fazer história". Denominado Projeto Sebrae 50+50, a iniciativa enfatiza os três pilares de atuação da instituição: promover a cultura empreendedora, aprimorar a gestão empresarial e desenvolver um ambiente de negócios saudável e inovador para os pequenos negócios no Brasil. Passado, presente e futuro estão em foco, mostrando a evolução desde a fundação em 1972 até os dias de hoje, com um olhar também para os novos desafios que virão para o empreendedorismo no país.
Fonte: Assessoria de imprensa do Sebrae