Pequenos negócios procuram inovar para recuperar faturamento

Empreendedores atendidos pelo programa Brasil + Inovador realizaram, em média, sete mudanças para potencializar empresa

Publicado em 08/03/2022 às 13:52 por Eloísa Kleinhans Guedes
Fotografia: Divulgação

A inovação tem sido um dos caminhos encontrados pelos donos de pequenos negócios para superar os impactos da pandemia do coronavírus, desde 2020. De acordo com pesquisa feita pelo Sebrae com empreendedores atendidos pelo programa Brasil + Inovador, 97% deles realizaram ao menos uma inovação no seu negócio, em 2021, e a média de mudanças realizadas para impulsionar o negócio, no mesmo período, foi de sete por empresa.


“A pandemia forçou os empreendedores a procurarem programas que os ajudassem a melhorar o faturamento por meio da inovação. Apenas no ano passado, meio milhão de empresas buscaram apoio para desenvolver ações inovadoras nos seus estabelecimentos. Esse número é 75% superior ao detectado em 2019”, observa o presidente do Sebrae, Carlos Melles.


A pesquisa entrevistou participantes dos programas Sebraetec, Agentes Locais de Inovação (ALI), Startup Sebrae e UP Digital e constatou que 86% conseguiram melhorar o atendimento e outros 80% melhoraram a qualidade dos produtos e serviços oferecidos, o que contribui para que 69% dos participantes conseguissem aumentar a produção e vendas de produtos ou serviços. Além disso, 53% conseguiram otimizar o consumo de água e energia, e outros 65% reduziram custos. “Todas essas ações acabam refletindo diretamente no faturamento da empresa e podem ter evitado um resultado pior no fluxo de caixa, assim como estimulado a contratação de novos profissionais”, observa o presidente do Sebrae.


A marca nativa da região amazônica - Simbioze Amazônica - é uma das empresas que foi atendida pelo Sebraetec. De acordo com o co-fundador da empresa, Danniel Pinheiro, a empresa pretende ampliar mercado no Brasil, principalmente nas regiões Sul e Sudeste neste primeiro semestre, com contatos no varejo como farmácias e lojas especializadas. Eles também se preparam para expandir a área de produção para atender ao mercado internacional de maneira mais robusta. “Vamos lançar novos produtos neste ano, voltados para o skin care com cuidados para a pele e o corpo. Também queremos como nossos produtos são uma tendência global de consumo para dermatologistas”, adiantou.


9º Congresso Brasileiro de Inovação

O Sebrae e a Confederação Nacional da Indústria (CNI) realizam, nos dias 9 e 10 de março, a 9ª edição do Congresso Brasileiro de Inovação da Indústria, um dos maiores eventos do gênero na América Latina. O evento tem o objetivo de promover debates sobre como criar um mundo mais sustentável, a partir da inovação e da educação como motores de transformação, bem como agendas estratégicas para o país.


Esta edição do Congresso vai acontecer em formato híbrido, em São Paulo (SP), devido à pandemia da Covid-19. Com isso, haverá oportunidade para que pessoas em todo o mundo assistam à programação por meio de uma plataforma virtual com capacidade para mais de 15 mil acessos simultâneos. Para participar, é preciso fazer a inscrição no site do evento.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias