Nos últimos anos Cascavel liderou rankings e conquistou importantes prêmios em reconhecimento às boas práticas na gestão pública em diferentes setores da administração. Hoje, a cidade é referência nacional e tem inspirado outros municípios que enviam seus representantes a Cascavel para conhecer as experiências bem-sucedidas.
Terceira melhor cidade do Brasil, na manhã desta segunda-feira (28) Cascavel conquistou mais um importante prêmio: a cidade tem o melhor aeroporto regional do Brasil.
O prêmio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC) e Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (Conaero) reflete o grau de satisfação dos usuários do aeroporto. Foram realizadas pesquisas de satisfação em 41 aeroportos regionais do Brasil e Cascavel, além de ser o melhor do Sul, ficou com o primeiro lugar na categoria nacional.
Cascavel também é destaque nacional na saúde, ao ser reconhecida pelo Ministério da Saúde como a cidade que mais cresceu no País no atendimento à atenção básica com ampliação das das equipes do Estratégia Saúde da Família (ESF).
Empreendedorismo
Os rankings em que a Capital da Produção é destaque estão nos mais diferentes segmentos. Há duas semanas, por exemplo, Cascavel apareceu em segundo lugar no Estado no Índice de Cidades Empreendedoras (ICE) 2022, ficando atrás apenas de Curitiba. O ranking foi divulgado pela Escola Nacional de Administração Pública (Enap), vinculada ao Ministério da Economia.
O empreendedorismo apontado na pesquisa pode ser visto em dados estatísticos. Nos últimos cinco anos o número de empresas criadas teve um aumento de 107%, saindo de 4.139 em 2014 para 8.563 em 2021. Mesmo com a pandemia, Cascavel mostrou seu DNA empreendedor e não parou de crescer. Em 2020 o crescimento foi de 11% e no ano passado 48%.
Para o prefeito Leonaldo Paranhos, o prêmios e reconhecimentos são reflexos de uma gestão horizontal, que tem levado à população ações que garantem qualidade de vida para todas as camadas sociais.
Ao mesmo tempo em que o aeroporto era modernizado para garantir mais conforto aos usuários, a cidade também planejou e iniciou melhorias para outro tipo de passageiro: os trabalhadores que utilizam o transporte público. Para dar mais comodidade a quem depende dos ônibus diariamente, mais de 800 abrigos estão em construção, mais da metade já prontos, com bancos, lixeira e cercado por vidros para proteger o trabalhador da chuva e frio.
“Todos esses prêmios e reconhecimentos que temos recebido são reflexos daquilo que é a nossa população. Se hoje temos o título de terceira melhor cidade do Brasil é porque temos a melhor população, gente que trabalha, que tem espírito empreendedor, que ama e cuida da cidade com carinho”, enfatiza Paranhos.
Fonte: Prefeitura de Cascavel