Startout Brasil abre inscrições para ciclo de internacionalização de startups em Chicago

Programa gratuito selecionará até 40 negócios inovadores para participar do ciclo em um dos ecossistemas mais desenvolvidos dos Estados Unidos

Publicado em 06/05/2022 às 16:33 por Eloísa Kleinhans Guedes

São Paulo, maio de 2022 – O StartOut Brasil, programa gratuito de internacionalização de startups, abre suas inscrições para o Ciclo Chicago (EUA). Os empreendedores interessados poderão se inscrever gratuitamente pelo site do programa, no período de 19 de maio a 19 de junho de 2022.


O diretor técnico do Sebrae, Bruno Quick, ressalta as características ideais de Chicago para a promoção da inovação, como programas de graduação em computação, acesso a capital, uma forte comunidade local de empresas e um ambiente regulatório e político favorável. “Não é à toa que a cidade foi escolhida também pela Melinda Gates para montar seu primeiro hub de tecnologia com inclusão de gênero em 2020. Com este clima favorável à inovação e desenvolvimento de negócios, acreditamos que as startups apoiadas pelo StartOut Brasil serão muito bem-sucedidas”, destaca Quick.


Desde 2017, o programa já realizou 13 ciclos de internacionalização, em 9 países diferentes gerando mais de US$ 16 milhões em negócios. A edição de Chicago é o quarto ciclo realizado pelo programa nos Estados Unidos, que já passou por Miami (2018), Boston (2019) e Nova York (2020).


Estrutura do programa

O programa acontece em 3 etapas. Na primeira, até 40 empreendedores são selecionados para a Missão Virtual, inteiramente online, que tem o objetivo de capacitá-los e iniciá-los na prospecção de parceiros de negócios no país de destino. Eles recebem treinamento de pitch internacional, mentorias coletivas e webinar com players do mercado e participam de uma agenda virtual de negócios organizada por um matchmaker.


Na segunda etapa do programa, as 15 empresas com melhores oportunidades no mercado seguem para a Missão de Imersão com atividades presenciais e online. Nessa fase, além de aprofundar a capacitação com consultores e mentores experientes, e ainda com o suporte do serviço de matchmaking, e com mentores especializados no mercado de Chicago, os empreendedores irão visitar ambientes de inovação e interagir com alguns dos principais atores do cenário de empreendedorismo inovador. Ainda, têm a possibilidade de apresentar presencialmente seus negócios para investidores.


Para a Missão Follow-Up, são apoiados até cinco negócios inovadores que apresentarem um projeto sólido de retorno ao mercado. O objetivo nessa terceira etapa do programa é estimular as empresas a planejarem seu regresso ao mercado e aprofundarem os relacionamentos e oportunidades de negócios, com o apoio de serviço de matchmaking para a realização de mais agendas de negócio em Chicago e, também, auxílio do Consulado do Brasil em Chicago e do Escritório da ApexBrasil nos Estados Unidos.


É pré-requisito para a inscrição no programa a apresentação de pitch no idioma inglês. As startups selecionadas para o StartOut são avaliadas pelo grau de inovação, mapeamento do mercado de destino, maturidade para inserção internacional e pela competência técnica, financeira, de vendas e experiência na área internacional da equipe.


O ecossistema de negócios em Chicago

Chicago é um dos mais importantes centros financeiros do mundo, com um cenário de tecnologia vibrante, que ajudou a desenvolver gigantes como a Groupon e Peapod. O ano de 2021 foi importante para o crescimento tecnológico da cidade. Durante os três primeiros trimestres do ano, seu ecossistema de inovação captou mais de US$ 5.5 bilhões – quase o dobro do mesmo período de 2020. Este cenário contribuiu para o crescimento de 12 unicórnios (startups avaliadas em mais de US$ 1 bilhão).


Sobre o StartOut Brasil

O StartOut Brasil é um programa de apoio à inserção de startups brasileiras nos mais promissores ecossistemas de inovação do mundo. Realizado pelo Ministério da Economia, Ministério das Relações Exteriores (MRE), Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) e Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec), o programa já passou por Nova York, Bogotá-Medellín, Buenos Aires, Paris, Berlim, Miami, Lisboa, Santiago, Toronto, Boston e Xangai.


Calendário:

Missão Virtual – 19/07 a 13/09

Missão de Imersão – 20/09 a 18/11

Missão Follow-up – 10/01/23 a 30/04/23

Fonte: Agência Sebrae de Notícias