A Prefeitura de Cascavel, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, lançou um novo serviço, o "Renovação Simplificada", focado em desburocratizar ainda mais a vida do contribuinte. Um treinamento aconteceu na tarde desta terça-feira (17) no auditório da prefeitura e reuniu profissionais da área contábil.
O prefeito Leonaldo Paranhos explicou que, além dos alvarás novos, existe a renovação da documentação das empresas já existentes, mas que todos os anos precisavam se dirigir até a prefeitura para fazer a renovação de alvará do chamado médio e baixo risco, que chega a 70% dos pedidos.
Com o novo serviço, a prefeitura autoriza os trabalhos da empresa para só depois verificar se ela está cumprindo a legislação. A renovação será feita a cada dois anos.
“A gente libera o alvará. A pessoa vem aqui e é de boa fé. E ele assina o documento dizendo que a empresa dele tem todas as condições que a lei diz e depois nós vamos fiscalizar. Se ele mentiu, evidentemente que aí tem punição. Não pode ter, as coisas precisam ter legalidade. Nós acreditamos, primeiro,na palavra dos nossos empresários”, afirma o prefeito. “Sai daquela obrigatoriedade anual e além disso tira a necessidade daquelas empresas de chamado baixo risco, que chega a ser 70% dos pedidos de apresentar documentação”, completa.
O presidente do Sincovel, o sindicato que representa os sindicalistas, Diego Paim, destacou a importância do serviço e disse que isso mostra que a Prefeitura está atenta ao que está acontecendo na sociedade. No mês passado, durante reunião realizada na Câmara de vereadores, os contabilistas sugeriram o aumento da vigência do prazo dos alvarás.
“ O prefeito Paranhos sempre muito próximo, tanto das demandas dos contadores, como dos empresários. Nós estávamos de fato com um gargalo no setor de Alvará, a cidade de Cascavel cresceu muito, o que é ótimo, e haviam alguns processos que estavam há muito tempo no setor de Alvará”, observou.
Fonte: Prefeitura de Cascavel