No próximo dia 13 de junho, as equipes inscritas no Desafio Inspira Tech iniciam a etapa inicial da competição. Ao todo, 500 equipes, formadas por três a cinco alunos e um professor/mentor, serão capacitadas ao longo dos próximos seis meses para colocar suas ideias de projetos e negócios inovadores no mercado, de forma rápida e consistente. O Desafio é uma iniciativa realizada pelo Ministério da Educação (MEC), em parceria com o Sebrae e executada pela Inovenow, que possui uma rede de mais de 300 especialistas em empreendedorismo, tecnologia e inovação espalhados pelo Brasil.
Serão realizadas palestras on-line sobre criatividade e economia 4.0, modelagem de negócios e monetização, criação de pitch, além de mentorias e entregas de atividades práticas previstas. Ao final da etapa inicial, as equipes serão avaliadas por um time de especialistas e apenas 81 delas estarão aptas para passar para a segunda etapa – semifinal, com resultado a ser divulgado no dia 7 de setembro. A etapa semifinal será voltada para a orientação e aprimoramento dos pitches, bem como a realização de mentorias e entrega de atividades que serão avaliadas novamente para seleção de apenas nove equipes que seguirão para a etapa final.
Ao contrário das etapas anteriores, a fase final será presencial com um encontro coletivo e mentorias nos dias 08 e 09 de novembro. De acordo com o cronograma, o Demoday será dia 10 de novembro com o anúncio dos grandes vencedores. A premiação inclui visitas técnicas a centros de referência em inovação e tecnologia em São Paulo com todas as despesas pagas.
Abertura
O pontapé do Desafio Inspira Tech aconteceu na segunda-feira (6), em evento on-line que reuniu estudantes de Educação Profissional e Tecnológica de todo o país. A transmissão ao vivo no Youtube alcançou 900 acessos, com pico de 433 espectadores simultâneos, 1.716 mensagens no chat e, até o momento, 2 mil visualizações da gravação na plataforma.
O evento de abertura do Desafio Inspira Tech foi um momento de integração e alinhamento com os estudantes que a partir da próxima semana iniciam a etapa inicial da competição. Além de receberem as boas-vindas do Sebrae e o MEC, os participantes interagiram com a equipe da Inovenow que explicou a metodologia do desafio, esclareceu dúvidas sobre o uso da plataforma e ferramentas e ainda deu detalhes do cronograma atualizado.
Os estudantes também acompanharam a apresentação de pitches das startups SmartGears, Reglass e Suri que foram convidadas para inspirar e contar um pouco da trajetória das empresas que também começaram como apenas uma ideia no papel. O evento também teve um painel interativo sobre economia 4.0 e inovação, com a participação de Renan Nishimoto, CEO da MINERH, Camila Forte, consultora técnica do Senai, e Fábio Silva, líder de Agtechs do AgriHub.
Entenda o projeto
O Inspira Tech é um desafio nacional gratuito de caráter educacional, promovido pelo MEC, em parceria com o Sebrae, que visa proporcionar aos estudantes da Educação Profissional e Tecnológica formação e vivência em processos de ideação de novos modelos de negócios na temática da Economia 4.0, nos setores de agronegócios, indústria ou serviços. Visa promover a educação e a cultura empreendedora, fortalecer a cultura da inovação tecnológica e do empreendedorismo nas instituições de educação profissional e tecnológica de todo o Brasil.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias