Micro, Pequenas e Médias Empresas representam 99% dos negócios no Brasil e geram 55% dos empregos

Hoje é celebrado o Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas; data foi proclamada pela ONU para ressaltar a relevância das empresas destes portes para a economia mundial

Publicado em 27/06/2022 às 09:15 por Thauana Marin

O Dia Internacional das Micro, Pequenas e Médias Empresas, 27 de junho, foi proclamado pela ONU (Organização das Nações Unidas) em 2017 para evidenciar a importância das contribuições desses empreendimentos para a economia. No Brasil representam 99% dos negócios e respondem por 30% do PIB (Produto Interno Bruto) e geram 55% dos empregos. 


Desde 1984, a AMIC PR representa estes empreendedores e contribui para o fortalecimento de cada associado, proporcionando diversos serviços como convênios, assessoria jurídica, cursos e treinamentos, além de lutar por mais incentivos ao segmento das Micro, Pequenas e Médias Empresas, como linhas de créditos especiais, desburocratização para abertura de novos negócios e simplificação para o pagamento de impostos. “Colocamos nossos associados como protagonistas, ouvindo seus anseios para representá-los nas esferas  competentes. O Simples Nacional (regime tributário simplificado), crédito com taxas especiais para MPES foram conquistas que exigiu diálogo de entidades de classes, como a AMIC PR, que sempre se fez presente nestas frentes, e se prontifica a dar o apoio técnico aos empresários”, relembra a presidente Sonia Xavier. 


“Os números comprovam, mas não custa ressaltar o quanto as micro, pequenas e médias empresas representam para o país, pois compõem um reforço importante para a nossa economia e para a sociedade”, complementa Sonia. 


Maria Aparecida de Farias Silva conheceu a AMIC PR, ainda enquanto funcionária de uma empresa de ônibus de Cascavel, e utilizava o serviço de convênio médico e odontológico. Atualmente é microempreendedora, proprietária de uma clínica de terapias integradas. “Agora como empresária conheci que a AMIC PR é muito mais. Me associei para usufruir dos serviços de convênio e acabei encontrando um local propício para o meu desenvolvimento”.


A associada considera que ser bem sucedida no mundo empresarial exige cooperação. “É um desafio ser microempreendedor no país, sem ajuda a gente não consegue ter segurança para crescer.  A AMIC PR é um local onde me sinto acolhida. O suporte empresarial é humanizado. Os profissionais escutam minhas ideias e me mostram o que tem disponível para me ajudar a crescer. Antes eu me sentia devorada pelas grandes empresas, mas com o suporte da associação me sinto  em igualdade. O conhecimento sobre os nossos direitos faz toda a diferença, se aplicado com ajuda técnica”.