G8 trata sobre segurança pública em reunião realizada na AMIC PR

Entidades discutiram possível projeto que envolva a educação como ferramenta para criar uma cultura de paz, além de ampliar as articulações para ações do Governo do Estado

Publicado em 12/07/2022 às 08:57 por Thauana Marin

A segurança pública em Cascavel foi tema da reunião realizada pelo G8, nesta segunda-feira (11), na sede da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Ao avaliarem a temática, as lideranças presentes compreenderam que é preciso ampliar a atuação, estruturando um foco que passe pela educação como ferramenta para gerar a paz em seu sentido mais amplo.


Estiveram presentes na reunião as seguintes lideranças representativas: Sonia Spengler Xavier, presidente da AMIC PR; Genésio Pegoraro, presidente da ACIC (Associação Comercial e Industrial de Cascavel); Jurandir Parzianello, vice-presidente para Assuntos da Segurança da ACIC; Leopoldo Furlan, presidente do Sindilojas (Sindicato dos Lojistas e do Comércio Varejista de Cascavel e Região); e Ricardo Lora, presidente do Sinduscon Paraná Oeste (Sindicato da Indústria da Construção Civil do Oeste do Paraná). 


A anfitriã da reunião, Sonia Spengler Xavier, presidente da AMIC PR, destacou a importância do engajamento conjunto das principais instituições, juntamente com a comunidade, para mudanças de comportamentos e culturas. “Nesse diálogo importante entre quatro das oito entidades que compõem o G8, pudemos perceber o quanto, ao falarmos de segurança, precisamos olhar para a educação e para a cultura da paz. Essa união das instituições discutindo e refletindo a temática com certeza gerará bons frutos”, comentou Sonia.


O vice-presidente para Assuntos da Segurança da ACIC, Jurandir Parzianello, lembrou que o viés positivo da atuação conjunta do G8 proporcionará legados duradouros e que ter discussões alinhadas como essa engrandecem e criam ações práticas. “Estamos falando de um projeto consistente a ser criado e que possa envolver a sociedade. Cada entidade pode discutir e trazer sugestões para que tenhamos uma programação de desenvolvimento de ações estratégicas com esse cunho direcionado para a educação e formação na base”, sugeriu Parzianello.


O Sinduscon Paraná Oeste também aderiu no sentido de que cada membro do G8 tenha sua contribuição na formatação deste projeto, que pode envolver diversas frentes. “A gente pode criar uma estrutura viável, planejada, que tenha os recursos necessários e atinja os objetivos de forma assertiva. Entendemos que esse é o papel do G8 e que trata-se de um viés atual e urgente para nosso engajamento”, comentou o presidente Ricardo Lora.


Já o presidente da ACIC, Genésio Pegoraro, destacou que existe ainda uma tentativa de diálogo direto com a Secretaria de Estado de Segurança Pública. A intenção é discutir a realidade do Município nesta área tão importante e que tem gerado tantas queixas dos representados pelas entidades do G8. “Nós estamos sensíveis ao tema e buscando formas de contribuir para melhoria da segurança em nossa cidade. Temos buscado tratar diretamente com o Governo Estadual, porque é uma pauta muito importante para a sociedade”, afirmou Pegoraro. 


O Sindilojas também comentou que é preciso envolver os atores políticos representativos de Cascavel no sentido de viabilizar que o Governo Estadual realmente ouça as lideranças empresariais e associativistas. “Estamos muito bem alinhados enquanto G8 para que possamos alcançar o objetivo de buscar respostas e ações para a segurança pública, pensando no nosso comércio e na sociedade em geral”, destacou o presidente Leopoldo Furlan.


O próximo passo é avançar na ideação do movimento em prol da educação e da paz, envolvendo as diretorias das entidades e formatando um projeto consolidado a curto, médio e longo prazo. Em paralelo, o G8 segue suas articulações para viabilizar a vinda de representantes do Governo Estadual a Cascavel com o objetivo de tratar das questões da segurança pública na cidade.


A reunião do G8 tratou ainda de outros temas internos do grupo, que está fortalecido e em constante estruturação para seguir contribuindo com a sociedade.


Compõem o G8 as seguintes entidades: OAB – Subseção Cascavel, ACIC, AMIC PR, Sinduscon Paraná Oeste, Sindicato Rural de Cascavel, Sindilojas, Sociedade Rural do Oeste e CDL.