Alunos do CEEP conhecem sede da AMIC PR, referência em sustentabilidade

Edificação possui selo LEED, em nível Platinum, sendo a única obra com essa certificação internacional em Cascavel

Publicado em 16/08/2022 às 13:43 por Thauana Marin

O auditório da AMIC PR (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná) ficou lotado de estudantes, na manhã de ontem (15). Os alunos do Curso Técnico de Edificações do CEEP (Centro Estadual de Educação Profissional Pedro Boaretto Neto) estiveram na entidade para conhecerem de perto todos os diferenciais da sede, que é referência em sustentabilidade. 


Os professores Hallana Dallazen Ampolini (Arquiteta e Urbanista), Tiago Girardi (Engenheiro Civil) e Lucilene Rocha (Arquiteta e Urbanista) acompanharam a turma na visita técnica. A recepção foi realizada por colaboradores da AMIC PR, que apresentaram em detalhes todas as características da sede da associação que a levaram a ser certificada com o selo LEED, em nível Platinum (certificação internacional). 


“Para nós é muito importante podermos receber os alunos e mostrarmos os grandes diferenciais que temos em nossa sede. É uma estrutura moderna, construída de forma inovadora, com uma atenção especial aos aspectos sustentáveis. Fomos ousados na construção da nossa edificação e podermos servir de exemplo e inspiração para futuros profissionais é muito relevante para nós”, comentou a presidente da AMIC PR, Sonia Xavier.


O prédio conta com geração de energia fotovoltaica e captação de água da chuva. Toda a estrutura é automatizada e há ainda que se destacar o reuso de materiais de construção que foi feito em etapas previamente definidas, e materiais que diminuem o consumo de ar-condicionado e de iluminação artificial. O projeto também está na vanguarda em sua linguagem arquitetônica, tendo sido assinado pelo arquiteto Caio Smoralek.


No país, são 1.645 empreendimentos certificados LEED. Deste total, 65 são Platinum: 28 no Sul do Brasil, 18 no Paraná, sendo cinco em cidades do interior e, agora, dois na região Oeste do estado e um em Cascavel, o da AMIC PR.


“A certificação é um marco importante para Cascavel e incentiva a adesão a obras sustentáveis. A recepção desses alunos hoje é prova de que estamos atingindo o objetivo, inspirando e sendo exemplo para a sociedade. A AMIC PR sempre foi vanguarda e agora se consolida também como pioneira de Cascavel quando o assunto é prédio sustentável com certificação internacional”, finaliza a presidente Sonia.