A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná) realizou, durante a 1ª Feira das Profissões, nos dias 22 e 23/08, um total de 200 testes vocacionais gratuitos com pessoas que visitaram o evento. O objetivo foi auxiliar os jovens na escolha de suas áreas de atuação, compreendendo o momento desafiador que eles vivem.
No estande da AMIC PR, a psicóloga Giélen Sara Cantelli, conveniada à associação, recebeu o público. A profissional explica sobre a importância do teste vocacional, principalmente para os adolescentes que estão concluindo o Ensino Médio.
“O teste indica opções compatíveis com a personalidade e perfil da pessoa. Mesmo assim, não é um resultado definitivo, pois o ser humano está em constante mudança. O teste vai dar um rumo para qual área seguir: Artes, Esportes, Exatas, Saúde, etc. Na sequência eles podem procurar um serviço de orientação vocacional, que vai dar um respaldo ainda maior”, esclarece.
A aluna do 3º ano do Ensino Médio, Brenda Alves, gosta da área de Exatas e também de Esportes, mas ainda não sabe qual curso superior quer fazer, algo que o teste vocacional pode ajudar. “A gente vai ter que fazer essa escolha e nada melhor que receber uma orientação para nos auxiliar, já que é sobre o nosso futuro que estamos falando”, analisa.
A Feira das Profissões foi organizada pela Prefeitura de Cascavel e ocorreu nos dias 22 e 23, no Centro de Convenções e Eventos. “Parabenizamos à organização da feira. O evento teve um impacto muito positivo para os jovens, pois eles receberam orientações e conheceram as opções que os esperam. Estamos muito felizes em ter colaborado com o futuro profissional dos estudantes, isso gera empregabilidade e empreendedorismo”, comemora Sonia Xavier, presidente da AMIC.
A ação da AMIC PR foi possível graças ao apoio e participação da Clínica Olhar Humano, que faz parte do Convênio de Saúde da entidade.