Setembro Vermelho: Doenças cardiovasculares são a principal causa de mortes no mundo

Cardiologista conveniado à AMIC PR ressalta sobre sinais de alerta e hábitos para prevenção

Publicado em 23/09/2022 às 11:55 por Thauana Marin
Fotografia: Pexels

Ações de conscientização sobre a saúde cardiovascular ganham força neste mês, que é dedicado à campanha Setembro Vermelho. O médico cardiologista, Alcirley de Almeida Luiz, conveniado à AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas), explica sobre os sinais de alerta e sobre os cuidados com o coração, principalmente para prevenir IAM (Infarto Agudo do Miocárdio) e o AVC (Acidente Vascular Cerebral) que representam a principal causa de mortes no mundo todo. 


“Em 2022, o indicador do número de mortes cardiovasculares no País, criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia, demonstra que mais de 280 mil brasileiros faleceram por doenças cardiovasculares”, informa o médico. 


De acordo com o cardiologista, o Brasil registra, a cada 90 segundos, uma morte relacionada a problemas cardiovasculares. 


“A Sociedade Brasileira de Cardiologia, ao final de 2022, estima que aproximadamente 400 mil brasileiros morrerão por doenças do coração e da circulação. Sendo assim, penso que políticas de saúde pública, voltadas para a prevenção e tratamento das doenças cardiovasculares, devem se tornar prioridades, uma vez que tais doenças causam o dobro das mortes, se comparadas com as causadas por câncer, por violência e três vezes mais que as doenças respiratórias", declara. 


Os fatores de risco são sedentarismo, obesidade, hipertensão, diabetes, colesterol elevado e tabagismo. A prevenção são os bons hábitos, como uma boa alimentação rica em frutas, verduras e legumes e com baixa ingestão de gordura de origem animal, além de atividade física regular, não fumar e controlar o peso.


Atenção aos sinais! O médico salienta que exames periódicos devem ser realizados, por exemplo, aferição da pressão e teste de glicemia que podem ajudar a diagnosticar possíveis focos das doenças. No entanto, ao sentir os sintomas, deve-se procurar o médico com urgência. 


“Dor no peito que pode irradiar para o braço, pescoço ou para as costas, associada a náuseas, sudorese, palidez e falta de ar são sintomas relacionados ao infarto; enquanto perda de força no braço, perna ou de um lado do corpo, dificuldade  para falar, alteração do equilíbrio e perda consciência são sinais e sintomas de um AVC”, reforça.