AMIC PR se posiciona sobre proposta que aumenta número de vereadores em Cascavel

Entidade que representa cerca de 2 mil associados também é contra o 13º salário para os parlamentares

Publicado em 25/10/2022 às 14:00 por Thauana Marin
Fotografia: Flávio Ulsenheimer/CMC

A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), representando seus associados e o interesse geral da sociedade cascavelense, se manifesta contrária a proposta que prevê aumentar o número de cadeiras no Legislativo Municipal, bem como instituir um 13º salário para os parlamentares. 


A entidade compreende que, mesmo com argumentos de legalidade, a movimentação dos políticos soa de forma imoral diante do contexto econômico vivido e da necessidade de otimizar a atuação do poder público para que seja efetivamente um mecanismo republicano a serviço do povo, ao invés de se servir do povo para seus interesses individuais. 


A AMIC PR, assim como outras entidades, está entrando em contato com os vereadores solicitando que adiem por dez sessões as votações dos projetos de números 139 e 2/2022. 


É importante ressaltar que trata-se de gastos adicionais, cujo recurso naturalmente é da população, afinal a Câmara é improdutiva; quem produz são os pagadores de impostos. Outro ponto que merece crítica é que os tópicos do aumento do número de vereadores e a instituição do 13º salário estão sendo conduzidos sem o esperado debate democrático com a Sociedade, que deve ter a palavra final sobre o tema.


A associação compreende que se basear no argumento de aumento de representatividade é frágil e totalmente questionável. É também interessante ressaltar que a soma de vereadores, chegando a 23, é muito maior em comparação ao de outros municípios de porte similar ao de Cascavel. Maringá e Foz do Iguaçu, por exemplo, têm apenas 15 vereadores, cada. Ponta Grossa, por sua vez, tem 19 legisladores.


Uma manifestação conjunta está sendo preparada pelo G8, subscrita pela AMIC PR, que faz parte do grupo.