Ações de sustentabilidade da AMIC PR são reconhecidas com o Prêmio Sesi ODS

Maior associação de micro e pequenas empresas recebeu o selo na categoria inovação

Publicado em 05/12/2022 às 13:14 por Thauana Marin

Estrutura sustentável que gera benefícios para o associado e ainda mais para o meio ambiente. Com esse diferencial, a AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), maior associação de micro e pequenos empresários, recebeu mais uma certificação que enaltece o seu trabalho efetivo frente com foco na sustentabilidade.


No mês de novembro, a entidade foi reconhecida com o selo do Prêmio Sesi ODS na categoria Inovação. A conquista atesta as práticas inovadoras para o alcance dos ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) da ONU (Organização das Nações Unidas). A AMIC PR concorreu com indústrias, empresas e organizações da sociedade civil. 


A sede da associação, localizada na Rua Maranhão, número 92, próximo ao Centro Esportivo Ciro Nardi, em Cascavel, possui 855 metros quadrados e é a primeira da cidade, segunda da região, considerada uma construção verde, com o selo Leed, nível Platinum. A estrutura possui aproveitamento de água da chuva, geração de energia solar e prédio automatizado. São inúmeros diferenciais sustentáveis aplicados desde as primeiras fases da obra. 


Durante a solenidade de comemoração de 1 ano das novas instalações, realizada em junho deste ano, a engenheira ambiental, Bruna Saara, expôs os dados referentes aos benefícios gerados ao longo de um ano de funcionamento das atividades da AMIC PR no novo prédio. Em relação ao uso da água houve redução de 72 m³ para 36 m³ ao ano. A economia com energia elétrica superou  a marca de R$66 mil, e no último ano, a instituição deixou de emitir cerca de 72 toneladas de carbono. 


De acordo com a engenheira ambiental, foram 7 ODSs da ONU (Organização das Nações Unidas) cumpridos: ODS 06, água potável e saneamento; ODS 07, energia limpa e acessível; ODS 08, emprego decente e crescimento econômico; ODS 09, indústria, inovação e infraestrutura; ODS 11, cidades e comunidades sustentáveis; ODS 12, consumo e produção responsáveis; e ODS 13, ação contra mudança global do clima. 


“Esperamos melhorar ainda mais nossos indicadores com ações voltadas aos processos de redução de resíduos no nosso dia a dia. Com isso queremos inspirar também os nossos associados e a comunidade em geral”, comenta Sonia Xavier, presidente da AMIC PR. 


Para a engenheira ambiental Bruna Saara, a AMIC PR vem muito comprometida com a sustentabilidade e isso reflete em toda a comunidade. "O selo do Prêmio SESI ODS é um estímulo para dar continuidade a muitas outras iniciativas”, acrescenta Bruna Saara.


Sobre o Prêmio SESI ODS


Além de incentivar ações voltadas para as questões ambientais, sociais e de governança corporativa, o Prêmio Sesi ODS, iniciativa do Sesi Paraná, tem como objetivo reconhecer e divulgar práticas inovadoras para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.