A AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), sediada em Cascavel, tem recebido relatos de que empresários da cidade estão sendo abordados por WhatsApp com solicitação de pagamento de uma suposta “taxa associativa”, cuja destinação vai para um CNPJ de Brasília (DF).
A abordagem suspeita relata que é preciso pagar um valor único para regularizar uma dívida que estaria em aberto com uma associação. Ainda de acordo com a mensagem, a associação da empresa que está sendo acionada teria ocorrido no momento da abertura do CNPJ, induzindo o empresário a entender ser legal e legítima a cobrança.
Como a suposta entidade sediada em Brasília se diz uma associação de empresários e possui a palavra Cascavel no nome, os empresários são levados a cogitar tratar-se da AMIC PR. O pagamento da referida taxa seria por PIX.
Com o objetivo de evitar prejuízos morais e econômicos, a AMIC PR vem, por meio desta nota, esclarecer que não realiza cobranças desta forma e alerta para que os empresários tenham cuidado antes de realizarem qualquer pagamento, verificando o destino e a real existência de dívida.
O fato da abordagem trazer uma conotação de cobrança extra-judicial também merece atenção, sendo necessário adotar máxima cautela.
A AMIC PR possui CNPJ ativo em Cascavel, sendo que qualquer dúvida pode ser sanada pelo telefone (45) 3036-5636.