A volta às aulas é o primeiro “grande evento” do ano. O retorno à escola é um momento muito aguardado, principalmente pelas crianças e pelo setor de papelaria que, de acordo com a gerente da Suprivel, Fernanda Dallagnol Sandrine, nesse período tem aumento médio de 20% nas vendas de itens escolares.
A livraria, que é associada à AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), afirma que o movimento durante os dois primeiros meses do ano é intenso na loja, e para ajudar as famílias que não podem comparecer fisicamente, a empresa tem investido no atendimento on-line. “Oferecemos todo apoio via whatsapp com entrega domiciliar, um recurso que ajuda muito a otimizar o tempo dos consumidores”, relata.
De olho nas tendências, Fernanda comenta sobre os artigos que, até quem não estuda, deseja ter. “Existe uma crescente procura por itens ‘fofos’ de papelaria e para isso estamos em busca constante de novidades”, analisa.
A presidente da AMIC PR, Sonia Xavier, ressalta a importância de se aproveitar o comércio local para a compra dos produtos. “Adquirindo os materiais escolares na cidade, movimentamos a economia, impactando na geração de emprego e desenvolvimento, além de que observamos os esforços dos nossos empresários em trazer qualidade e bons preços aos consumidores, não deixando nada a desejar para os grandes centros", comenta.
Outro ponto ressaltado pela presidente, foi a necessidade de os empresários estarem atentos às tendências e ao estilo do consumidor.
"Atender online, como a Fernanda tem feito, além de oferecer outros tipos de comodidade e estar atento às novidades do mercado são itens essenciais para o crescimento e sucesso da empresa. Hoje, não basta ter uma boa loja com bons produtos - é preciso surpreender positivamente o cliente e com certeza, quem é bem atendido neste período de volta às aulas, tem grande tendência a voltar a comprar durante o ano todo", comenta Sonia.
Nesse sentido, aproveitar as oportunidades do período é essencial. Confira abaixo algumas dicas:
- Procurar as tendências da internet e visitar aplicativos como Tiktok e Instagram para saber o que o público está curtindo mais;
- Buscar atender o cliente de forma integral, mesmo em meio a correria. O bom atendimento pode garantir o retorno do cliente no futuro, além de indicações entre amigos e familiares;
- Flexibilizar a negociação e as formas de pagamento, afinal, hoje, o pagamento via PIX está cada dia mais popular e é preciso estar preparado para receber as demandas do cliente e ter mais assertividade no pagamento;
- Não exagerar nas promoções - muitas vezes, na ânsia por vender, o comerciante pode cair na tentação de fazer descontos irreais para atrair consumidores. Promoções são bem-vindas, desde que muito bem planejadas.
- Invista na vitrine - neste período, o visual conta muito, principalmente porque o público é formado, em grande parte, por crianças e adolescentes. Investir em vitrines bonitas, coloridas e que comuniquem bem o produto que está sendo vendido pode ser essencial para trazer mais clientes para dentro da loja.