Encontro debate medidas para simplificar processos e melhorar a competitividade dos pequenos negócios

Reunião da Fopeme enfocou demandas e estratégias para o desenvolvimento de micro e pequenas empresas

Publicado em 28/04/2023 às 15:23 por Thauana Marin
Fotografia: Andressa Miretzki/Agência Sebrae de Notícias

O Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Paraná (Fopeme) se reuniu para debater demandas e necessidades dos empreendimentos do setor no Estado e traçar estratégias para o desenvolvimento desses negócios. O encontro aconteceu na sede do Sebrae/PR em Curitiba, nesta quinta-feira (27), e contou com a participação do presidente nacional do Sebrae, Décio Lima.


Durante o encontro do Fórum, representantes de entidades empresariais, do Governo Federal, do Governo do Paraná e do Sebrae debateram temas como a simplificação tributária, o acesso ao crédito e a capacitação empreendedora, além de propor medidas para simplificar e agilizar processos, com o intuito de reduzir custos e aumentar a competitividade dos pequenos negócios.


O Fórum também debateu a necessidade de fomentar a capacitação e o empreendedorismo entre jovens e mulheres, além de melhorar a infraestrutura e a logística para as empresas. As sugestões apresentadas serão compiladas em um documento que será encaminhado para a Secretaria de Estado da Fazenda e para o Conselho Estadual das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, com o objetivo de subsidiar a formulação de políticas públicas para o setor.


O presidente do Sebrae, Décio Lima, enfatizou a importância dos empresários de micro e pequenas empresas para a economia brasileira, com destaque para a geração de empregos no Brasil, impulsionada pelo setor, que hoje é responsável por 85% das vagas.


Décio Lima também deu destaque para o papel do Sebrae como parceiro para garantir o fortalecimento da cultura empreendedora e a boa gestão de negócios, além de fornecer suporte para que os empreendedores possam ter acesso ao crédito.


“Vim aqui para aprender e poder levar as lições extraordinárias desenvolvidas no Paraná na garantia de um ambiente de negócios favorável para quem empreende”, afirmou.


Joaquim Donizeti de Almeida, diretor do Departamento de Ambiente de Negócios, Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e Empreendedorismo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, afirmou que o Governo Federal está trabalhando de forma interministerial para debater e dar encaminhamento a uma política nacional para as micro e pequenas empresas.


Ele também comentou sobre a preocupação do Governo Federal com o empreendedorismo feminino e a geração de ambientes favoráveis de negócios para as mulheres brasileiras.


“Nossa secretaria tem se dedicado prioritariamente a apoiar, fomentar e organizar o trabalho das mulheres, reconhecendo o papel fundamental que elas desempenham em nossa sociedade. As empreendedoras, por exemplo, são responsáveis por cuidar de suas casas e famílias, ao mesmo tempo em que geram valor para o País, pagam impostos e criam empregos”, completou Almeida.


O presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae/PR, Ercilio Santinoni, destacou que os representantes dos pequenos negócios possuem seis cadeiras no Fopeme, evidenciando a relevância desses empreendimentos na economia local.


“Esta reunião é de fundamental importância para o debate e para o planejamento das ações do Fopeme para 2023. No final do ano, teremos no Paraná uma reunião nacional do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte, sendo nossa meta mostrar os avanços do Fórum paranaense para os demais”, disse Ercílio.


Programação


Pela manhã, ocorreram as atividades dos comitês temáticos de Racionalização Legal e Burocrática; Acesso a Mercados; Investimento, Financiamento e Crédito; Tecnologia e Inovação; Formação e Educação Empreendedora; e Acompanhamento Tributário.


Ainda no período da manhã, o secretário estadual de Indústria, Comércio e Serviços e presidente do Fopeme, Ricardo Barros, destacou que as propostas geradas pelos comitês temáticos terão impacto direto nas micro e pequenas empresas e serão apresentadas ao Congresso Nacional.


Ricardo Barros salientou que o cenário pós-pandemia requer planejamento cuidadoso para garantir o crescimento, os empregos e o desenvolvimento no Brasil, e que o objetivo é discutir como o governo pode interferir menos nas atividades empresariais.


À tarde, na reunião do Fopeme, Ercílio Santinoni fez uma apresentação do histórico do Fórum e cada comitê temático relatou as propostas deliberadas pela manhã.

Fonte: Agência Sebrae de Notícias