Entre os dias 18 e 19 de maio, ocorreu o VII Congresso Latino-americano MIPYMES (Micro, Pequena e Média Empresa), em Assunção, capital do Paraguai. O evento recebeu empreendedores da Argentina, Bolívia, Brasil, Cuba, Paraguai, Peru e Uruguai, incluindo representantes da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Junto ao encontro, ocorreu o I Congresso Nacional de MIPYMES.
O objetivo é promover intercâmbio de conhecimento e experiência entre os empreendedores, fortalecer alianças e proporcionar o crescimento empresarial. A programação inclui rodas de conversa, conferências e exposições.
Na abertura oficial, que ocorreu no primeiro dia de congresso (18), diversos líderes abordaram a temática: “As MIPYMES por diferentes perspectivas”. Ainda pela manhã, se sucedeu a apresentação cultural das “mujeres botelleras” - dança típica da região - e palestras sobre “MIPYMES como força econômica”, "Os centros de desenvolvimento empresarial, sinergia para a execução de uma estratégia de serviços de sucesso para as MIPYMES”, “De MIPYMES a empresários”, “O plano estratégico como instrumento de internacionalização das MIPYMES”, “O papel das Relações Públicas na construção da Marca Território” e “Projeto Exporta Fácil para MIPYMES”. Também foi realizado um debate sobre “Boas práticas das MIPYMES na América Latina”.
Na parte da tarde, líderes empresariais participaram de mesa redonda sobre “O e-commerce e seu potencial para o desenvolvimento das MIPYMES” e “A mulher como protagonista no desenvolvimento das MIPYMES”. Ainda houveram as palestras sobre “Trabalho de internacionalização das MIPYMES com ênfase na liderança feminina” e “O impacto e crescimento da mulher na economia da Bolívia”.
Presidente da AMIC PR, Jovane Borges, falou sobre os resultados da entidade.