O Dia dos Namorados, comemorado no dia 12 de junho, é considerado a quarta melhor data em vendas para o varejo, ficando atrás do Natal, Dia das Mães e do Dia das Crianças. Pensando nisso, comerciantes focam em produtos e experiências que despertem a atenção dos casais.
“É uma data que beneficia o comércio, pois os casais se presenteiam, sem contar que, além disso, muitos saem jantar fora, programam viagens, ou reservam espaço em hotéis, motéis e pousadas que oferecem pacotes especiais”, diz a gerente de Projetos Institucionais e Eventos da AMIC PR, Dulce Ragazzon.
Para ganhar espaço frente à concorrência, a dica da AMIC PR é que os empresários apostem em kits, em embalagens que valorizem o produto e despertem a atenção dos clientes. Além disso, conforme Dulce, é importante pensar na decoração romântica de vitrines ou do ambiente, músicas, perfumes e luzes que gerem uma experiência marcante ao cliente. A divulgação em mídias sociais, de forma estruturada e planejada, pode ser outra boa investida, além da capacitação da equipe de atendimento.
“Promover eventos para surpreender os clientes é uma boa alternativa, além de ofertas, produtos diferenciados, personalizados, criativos e muito marketing. Não se deve esquecer do pós-venda, para manter uma boa relação visando a fidelização dos clientes”, pontua Dulce.
O empresário Claudio Vinicius de Carvalho, das Óticas Precisão, está de olho na data, prevendo aumentar as vendas na comparação com o mesmo período do ano passado, já que essa tem sido uma das principais datas para o setor. A aposta é na realização de uma campanha diferenciada. Na compra de um solar, o cliente leva outro para seu par.
“É uma forma de impulsionar as vendas de solares que caem no inverno e levar esse benefício aos nossos clientes”, comenta. O empresário também vai apostar na decoração das lojas.