Festejos juninos abrem oportunidades para os pequenos negócios em Cascavel

Para vender mais, empresários apostam em preços atrativos, vitrines decoradas e ações de engajamento entre colaboradores e o público

Publicado em 16/06/2023 às 17:16 por Thauana Marin
Fotografia: Freepick

A realização de festas juninas por escolas, empresas ou grupos de amigos abre novas oportunidades aos pequenos negócios de Cascavel e a chance de ampliar o faturamento. Além do setor de bebidas e alimentação, outras atividades e segmentos também podem lucrar mais nessa época do ano, seja com a venda ou aluguel de roupas e acessórios juninos, decoração de espaços, peças artesanais ou acessórios juninos. 


Conforme a gerente de Projetos Institucionais e Eventos da AMIC PR (Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Viviane Bastazini Barbosa, os festejos juninos podem servir como atrativos até mesmo para aqueles negócios que não estão diretamente envolvidos com a data. 


“O momento é de aproveitar, decorar vitrine com o tema para chamar a atenção do cliente, enfim, entrar no clima. A AMIC PR, que está sempre ao lado dos pequenos negócios, oferece cursos de capacitação voltados ao marketing, vendas, gestão, entre outros temas, que podem ajudar o empresário a alavancar os resultados”, comenta. 


Para a gerente de uma loja especializada em decorações, Josi Santos, os meses de junho e outubro (halloween), são os de maior lucratividade para o seu negócio, que comercializa artigos para festas, além de comidas e bebidas típicas, como pastel frito, cachorro quente, quentão, bolo, doces, canjica, entre outros. “Para nós é uma das melhores épocas do ano, já que muitas escolas, empresas e famílias fazem festa junina e nos procuram atrás de fantasias e artigos para ornamentar os salões”, explica. 


Para chamar a atenção da clientela, a gerente revela que apostam em um preço mais atrativo e na exposição de mercadorias pela loja, além de patrocínios pagos no Instagram. Apesar de não trabalhar com e-commerce, muitas vendas são realizadas pelo WhatsApp. “Na parte da confeitaria pedimos que as encomendas sejam feitas com até dois dias de antecedência para que possamos nos organizar”, relata. 


Já numa doceria com quatro lojas em Cascavel, uma das estratégias para despertar a atenção do público foi resgatar algumas brincadeiras juninas, tanto para gerar engajamento entre os próprios colaboradores, quanto com os clientes. Correio elegante, barraca do beijo e pescaria são algumas delas. 


Conforme a gerente de Recursos Humanos (RH), Jeimy Francielle Bresolin, a data permite ao negócio trabalhar ações estratégicas por um período maior de tempo, incluindo os meses de junho, julho e agosto. 


“Por conta disso, conseguimos ter bons resultados em vendas e manter as lojas movimentadas. A festa junina é uma tradição que une famílias, portanto procuramos resgatar isso e fazer com que o cliente queira entrar na loja, consumir produtos e curtir nossa decoração”, conta. 


Segundo ela, a procura por doces de abóboras, paçocas e canudos aumenta consideravelmente nessa época do ano, além da comercialização de itens decorativos. 


“A Páscoa é uma das datas mais importantes do ano para o negócio, mas os festejos juninos também têm impacto positivo, em torno de 30%”, estima.