A AMIC, fundada em 1984, sempre comprometida com os micro e pequenos negócios, bem como com o fomento à economia e ao desenvolvimento regional, vem, por meio deste, manifestar-se favorável ao Pioneiros Mercado Municipal de Cascavel e, sobretudo, aos benefícios inegáveis que serão gerados a partir da implantação deste novo conceito para eventos, cultura, turismo e identidade regional.
A entidade, ao observar o projeto desenvolvido, percebe grande potencial de resultado para o segmento que representamos e, além disso, para toda a Sociedade. É destaque o fato de o projeto ter sido desenvolvido de forma técnica, com apoio e envolvimento do Sebrae/PR. Também importante compreender que a criação do Mercado Municipal, pelo projeto construído, está longe de anular a existência do Centro de Eventos.
O modelo desenhado prevê a manutenção de 88,28% da área atual do Centro de Eventos, que passaria a ter 8.850 metros quadrados, enquanto o Mercado Municipal, totalmente integrado e interligado ao Centro de Eventos, teria um total de 4.554 metros quadrados. O projeto também contemplou viabilização de vagas de estacionamento, demonstrando que o estudo de viabilidade abarcou as diversas necessidades e preocupações que possam existir.
Torna-se fundamental pontuar, também, que muito mais que estrutura física, o projeto do Mercado Municipal traz uma profunda perspectiva de identidade territorial, de pertencimento, conectando aspectos da cultura, do turismo e dos negócios. Cria-se um patamar para Cascavel e leva para a região Leste da cidade, uma nova dinâmica urbana e econômica, com importantes benefícios.
Aproveitamos para destacar nossa cobrança no sentido de que o Município atue com urgência para viabilizar o tão sonhado novo Centro de Eventos, com todas as características que precisaria ter para comportar cada vez mais eventos de maior porte que os atualmente realizados. Ou seja, a AMIC, ao mesmo tempo em que é favorável ao projeto do Mercado Municipal e da reestrutura do atual Centro de Eventos, segue firme na defesa da viabilização de um novo projeto para eventos em Cascavel. Compreendemos que um projeto não anula a necessidade ou urgência do outro.
Destacamos, ainda, que estamos à disposição do Poder Público Municipal para participar das discussões e deliberação sobre os próximos passos do projeto do Mercado Municipal. Defenderemos, naturalmente, os micro e pequenos negócios, mas sem deixar de lado um olhar macro e a longo prazo.
Cascavel avança e a AMIC, como sempre fez, está disposta a estabelecer diálogo, construindo pontes e alternativas para que nossa cidade siga progredindo fortalecida.
Jovane dos Santos Borges
Presidente da AMIC