Economia criativa, alimentação e beleza estão entre segmentos impulsionados pelo Carnaval

Confira dicas de como se preparar para aumentar o faturamento no período da folia

Publicado em 25/01/2024 às 11:20 por Thauana Marin
Fotografia: Pexels

Planejamento, organização e criatividade são ferramentas fundamentais para pequenos negócios que desejam aproveitar o Carnaval deste ano para conquistar um faturamento maior e novos clientes. Entre os segmentos mais aquecidos, estão as atividades relacionadas à Economia Criativa, como Cultura, Moda, Design, Música, Artesanato, Audiovisual, além das áreas de Alimentação e Bebidas, Beleza e Turismo.


O presidente do Sebrae, Décio Lima, destaca que a celebração mostra todo o potencial dos empreendedores brasileiros que atuam na música, no artesanato, na moda, na gastronomia. "O Carnaval movimenta toda a economia brasileira e isso permite oportunidades na geração de emprego e mais inclusão. O Brasil inteiro se envolve com o período, seja o Maracatu e o Frevo, em Pernambuco, sejam as escolas de samba no Rio de Janeiro ou São Paulo. O Carnaval aquece o turismo, o comércio e os empreendedores conhecem o potencial econômico dessa data", explica.


A coordenadora de Economia Criativa do Sebrae, Denise Marques, afirma que a festa desperta os empreendedores criativos que são movidos à paixão pelo que fazem. “É o momento ideal para validar e testar seu negócio, a fim de gerar um engajamento com seu público-alvo. Depois é seguir o fluxo de qualquer empreendimento, que é ter de fato um CNPJ e alcançar novas oportunidades”, complementa.


O setor de beleza, que segue em alta no Brasil, com a formalização de 180.831 microempreendedores individuais (MEI) em 2023, o equivalente a quase 500 por dia, é um dos segmentos impulsionadas no Carnaval. Localizada em Salvador, a Carmem Perucaria está há 15 anos no mercado de beleza. Por lá, a especialidade é a fabricação e restauração de perucas, laces wig (semelhante ao cabelo natural), rabos de cavalo e apliques. Para o Carnaval de 2024, a expectativa é aumentar em 60% as vendas com os laces wig e cabelos orgânicos.


“No Carnaval, em especial, investimos em cabelos orgânicos que imitam muito o cabelo humano e são feitos da mesma matéria-prima do sintético, mas com textura e aparência de cabelos naturais e com preço bem acessível”, comenta a empresária Leona Santana. “Após o período da folia, iremos focar em divulgação no meio digital sobre os cabelos de apliques e rabos de cavalo, pois são práticos e rápidos, sem a necessidade de salão de beleza. São cabelos procurados o ano todo”, explica Leona.


A Agência Sebrae de Notícias preparou dicas práticas para atrair os clientes que vão curtir a folia. Confira:


Criatividade: atualize sua marca nas redes sociais com uma identidade visual para o Carnaval, com elementos visuais característicos da festa. Capacite sua empresa no marketing digital para melhorar as vendas on-line e a presença digital nas redes sociais;


Espaço físico: a loja física também requer atenção e uma decoração especial – crie um ambiente que gere uma boa experiência para o seu cliente. O consumidor quer ser bem atendido e alguns detalhes como som ambiente e brindes podem ser um diferencial;


Estoque: é importante estar atento para não perder vendas. Fique atento às novidades. O fornecedor é parte fundamental nesta etapa. Se possível, faça uma reposição completa, considerando as variedades do produto (cor, tamanho, modelos). Além disso, diversifique os fornecedores e cheque as melhores condições de prazo, qualidade, preço e prontidão de estoque;


Combo interno: ofereça descontos e aproveite para vender itens parados no estoque, com pouca demanda ou que possam sofrer alguma redução nas vendas após o período do Carnaval, como produtos específicos de verão, estampas coloridas, entre outros;


Parcerias: é também uma boa oportunidade para fechar combos com parcerias externas com lojas, pousadas, bares e restaurantes que recebem o mesmo público de interesse do seu negócio (combo externo).

Fonte: Agência Sebrae