Visita do secretário Ricardo Barros à AMIC Cascavel: demandas para melhoria do ambiente empresarial são discutidas

Além da visita do Secretário, AMIC também reforçou pedido diretamente com o prefeito em exercício, Renato Silva

Publicado em 15/03/2024 às 13:31 por Thauana Marin

Nesta quinta-feira (14), a AMIC (Associação de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte de Cascavel) recebeu a visita do Secretário Estadual da Indústria e do Comércio, Ricardo Barros. Este encontro foi marcado pela entrega de uma carta de reivindicações, onde destacaram-se a necessidade de análise por parte dos técnicos da Secretaria Estadual da Indústria e do Comércio visando à redução da burocracia enfrentada pelas micro e pequenas empresas paranaenses, bem como a revisão de leis que dificultam o ambiente empresarial.


Dentre as solicitações apresentadas, o reajuste da tabela do Simples Nacional (sublimite) ganhou destaque. Desde 2015, o valor permanece em R$ 3.600.000,00, sem sofrer qualquer ajuste pela inflação, o que tem impacto direto sobre as empresas enquadradas nesse regime tributário.


O Secretário Ricardo Barros destacou a importância de atender às demandas do setor produtivo, ressaltando que as micro e pequenas empresas são fundamentais para o funcionamento do Estado, tanto na geração de empregos quanto na arrecadação de impostos. Segundo ele, ouvir as reivindicações e compreender as necessidades dos empresários é crucial para criar um ambiente de negócios propício ao crescimento econômico.


"São pedidos que têm uma relação direta com redução de tributação, simplificação burocrática e capacidade de financiamento para modernização do setor produtivo", afirmou o Secretário, enfatizando a clareza da necessidade dessas medidas.


Além disso, Barros mencionou os esforços do governo estadual em simplificar os processos, citando a criação de um decreto que facilita a abertura de empresas online e a redução do tempo de abertura de empresas pela junta comercial, tornando o Paraná um ambiente mais atrativo para negócios.


O Secretário destacou, também, o papel crucial desses empresários na economia nacional, sendo responsáveis por 80% dos empregos do país. Ele expressou sua satisfação em receber o convite e se comprometeu a continuar ouvindo as demandas do setor empresarial para promover o desenvolvimento econômico do Estado.


Para o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges, a visita foi motivo de muita honra, principalmente por permitir diálogo aberto entre a entidade e o Governo do Estado. 


“Sempre digo que a AMIC está de portas abertas a todos e receber na Casa do Empreendedor o secretário, reforça nosso compromisso com as causas das micro e pequenas empresas. É uma mobilização que se inicia e, com certeza, poderá gerar frutos em favor da melhoria de ambiente de negócios estadual”, comenta Jovane. 


Também estiveram presentes na visita o deputado estadual, Marcio Pacheco, o presidente da AMEFOZ (Associação de Micro e Pequenas Empresas de Foz do Iguaçu), Natalino Fonseca, e a secretária de Desenvolvimento Econômico, Hivonete Piccoli, além de representantes da diretoria da AMIC.


Governo Municipal


Além de entregar as demandas ao representante do Governo Estadual, a AMIC também realizou visita, nesta quinta-feira (14), ao gabinete do prefeito em exercício, Renato Silva. Na carta, foram destaque as reivindicações sobre o retorno com a máxima brevidade do “Conselho de Contribuintes”; a Certidão Positiva com efeito de negativa e a revisão dos conceitos para emissão desse documento. 


“Também requisitamos a revisão da burocracia na emissão do Licenciamento Ambiental, no que concerne às micro e pequenas empresas, a revisão dos valores das taxas de liberação desse documento e que seja analisada a falta de profissionais para atender esse serviço. Por fim, pedimos a redução do Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis de 2% para 1%, quando este bem for para integralizar o capital do sócio na empresa”, detalha Jovane.


As duas agendas, ainda de acordo com o presidente, reforçam o compromisso representativo da entidade. 


“É nosso papel, enquanto entidade representativa das micro e pequenas empresas, realizar esse diálogo com as mais diversas esferas governamentais, dando voz aos pedidos dos empreendedores. Esperamos que as demandas sejam atendidas e que tenhamos êxito nestes pedidos”, finaliza o presidente.