AMIC: 40 anos de associativismo transformador

No mês em que comemora seus 40 anos de fundação, a AMIC volta seu olhar para aqueles que são a razão de sua existência: os mais de 2 mil associados

Publicado em 28/05/2024 às 15:32 por Thauana Marin

A AMIC acaba de completar 40 anos de fundação e, desde 1984, é feita de histórias de gente que produz para a gente. Enfrentando desafios econômicos, mudanças de cenário e crises inesperadas ao longo dessas quatro décadas, a Casa do Empreendedor dá exemplo de  associativismo ao Brasil e América Latina ao  impulsionar sonhos individuais e a conquista de metas coletivas.


“Graças à força dos nossos empreendedores associados, estamos construindo o desenvolvimento, gerando emprego, renda e progresso. É por isso que acreditamos no poder dos pequenos”, confirma o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges, para quem micro e pequenos empresários são, de fato, os grandes impulsionadores do desenvolvimento econômico e sustentável.


Meio século de superação


Um exemplo dessa força está no casal Luiz Carlos e Rosângela Volpato, que integra o primeiro grupo de associados da AMIC em Cascavel. Dez anos antes da entidade ser fundada, em 1974, eles já acreditavam no empreendedorismo, inicialmente no ramo de utilidades domésticas. Dois anos depois, migraram para o setor de calçados, fundando a Franca Calçados.


A loja começou modestamente, em uma pequena casa de madeira, e, em 1982, os Volpato conseguiram construir sua sede própria: um edifício bem no centro de Cascavel. Em 1999, ampliaram o espaço, adquirindo ainda um terreno para estacionamento próprio. Hoje, quase 50 anos depois, são símbolos de resiliência e inovação. 


"Atravessamos períodos de intensa mudança econômica, incluindo várias trocas de moedas, inflação galopante e confiscos de contas correntes e poupanças no início da década de 1990, mas nada foi tão desafiador quanto a pandemia de 2020. Mesmo assim, perseveramos", lembra Luiz Carlos.


O apoio da AMIC foi fundamental segundo Rosângela. “Sempre tivemos grande resultado pela parceria. Apoiamos e incentivamos o cooperativismo entre a classe como meio de crescer coletivamente”, afirma.


Desde o suporte com convênios médicos até parcerias financeiras, serviços como consulta ao Serasa, a AMIC proporciona segurança e o apoio necessários para continuar empreendendo, segundo o casal. 


“Hoje vemos novos empresários já com uma bagagem e capacitação maiores do que as que tínhamos no início, e isso é um avanço significativo, graças também à evolução da AMIC”, completa Luiz Carlos.


Sonho concretizado


Valmir Braguin também é um exemplo de superação. Associado da AMIC desde os primeiros anos da empresa, começou a carreira como contador, alimentando o sonho de empreender, acreditando no cooperativismo. 


“Toda empresa necessita de assessoria em diversos setores - financeiro, jurídico, social - para poder ter acesso às transformações do mercado e abrir novos horizontes. A troca de experiências que a AMIC sempre nos proporcionou foi fundamental para trilhar nossa trajetória”.


Em 2006, ele fundou uma fábrica de telas para aviários em Cascavel, uma escolha estratégica que permitiu atender diversas regiões, incluindo os estados de Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais. 


"Graças à parceria com a Belgo Arames e ao suporte contínuo da AMIC, conseguimos superar os obstáculos. A Belgo Arames nos abriu crédito e nos capacitou no mercado, algo essencial para nosso crescimento e a AMIC, além das rodadas de negócios na Argentina e Paraguai, promoveu interação no mercado local, o que nos proporciona maior qualificação profissional e melhor visão de mercado”, avalia Valmir, citando serviços como a consulta Serasa e os convênios médico e pet como benefícios acessíveis da AMIC para incentivar os colaboradores e promover crescimento sustentável.


Futuro está no associativismo


As trajetórias de Luiz Carlos e Rosângela Volpato e de Valmir Braguin ilustram o impacto positivo do associativismo que se repete nas histórias de cada associado da AMIC. “Cada vitória individual é um testemunho do poder da união da classe”, reforça o presidente Jovane Borges.


Ele lembra que, nessas quatro décadas, a AMIC renovou o compromisso com o desenvolvimento dos micro e pequenos empresários do Paraná continuamente, acompanhando as transformações e novas exigências do mercado. 


“Nossos associados são prova de que a força do desenvolvimento está na soma de esforços e na luta pelo bem comum. Vamos continuar apoiando a inovação, a resiliência e o crescimento coletivo, atraindo cada vez mais associados para esta grande família”, finaliza Borges.