Arraiá de negócios: criatividade impulsiona vendas nesta temporada junina

Empreendedores estimam aumento de até 20% na procura por doces, trajes e artigos decorativos típicos

Publicado em 12/06/2024 às 09:55 por Thauana Marin

O colorido das bandeirinhas já se destaca nas vitrines do comércio cascavelense, anunciando a chegada oficial da temporada de festejos juninos. Mais do que uma celebração cultural, em todo o Brasil os festejos são um convite ao consumo de comidas típicas e acessórios exclusivos. E é nesse contexto que empreendedores apostam na criatividade para acender a fogueira dos negócios e proporcionar uma experiência diferenciada aos clientes.


Isso porque, entre junho e julho espera-se um aumento significativo nas vendas de produtos típicos, com projeções indicando entre 15% e 20% a mais em comparação com outros períodos do ano. Mas a tradição não fica restrita e pode impulsionar as vendas também nos demais segmentos. 


“Com um ambiente decorado e oferecendo alguma degustação típica ao cliente, todo empreendedor pode fortalecer o vínculo com a comunidade e proporcionar atenção diferenciada em seu estabelecimento", destaca o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges.


Experiência única

Proporcionar uma vivência de compra diferenciada é a estratégia predominante no comércio atual. Maryan Gonçalves Camargo, gerente da Doces Mania, revela que muitos empreendedores já estão adquirindo acessórios destinados à decoração de ambientes e eventos, tanto internos quanto externos. “A antecipação e o planejamento são fundamentais”.


Segundo ela, este é um período agradável e muito esperado tanto pelos funcionários como pelos clientes. 


“É um ambiente leve, agradável, que atrai para festas familiares, de empresas, então já nos antecipamos, analisando o histórico de vendas e ajustando nosso estoque para atender à demanda por doces, enfeites e acessórios típicos", relata. 


A loja também se transforma em um verdadeiro arraiá nesses meses de junho a agosto, decorada com elementos típicos e com um mix de doces que evocam a memória afetiva dos clientes. 


“Muita gente diz que lembra da infância ao entrar aqui e isso ajuda a tornar o ambiente muito mais alegre e interativo”, comenta.


Atendimento personalizado

Keilla David do Carmo, gerente da UNI, ressalta que a loja também investe nesta estratégia de criar um ambiente temático que convida os clientes a se envolverem com a cultura junina. Além dos produtos típicos para decoração, ainda aposta na diversificação do mix de produtos para atrair diferentes públicos, como degustações e dicas.


“Como o tema também é atrativo de muitas festas de aniversário a caráter, focamos no atendimento personalizado, ajudando o cliente a encontrar o que precisa”, compartilha. 


Embora o período seja de demanda livre para os produtos típicos, a promoção dos negócios durante as festas juninas continua sendo a chave do sucesso. 


"Estamos sempre buscando maneiras criativas de promover nossos produtos, seja através das redes sociais ou por meio de rádio e televisão. Mas o segredo está em oferecer um atendimento diferenciado e personalizado para quem é atraído pela propaganda”, confidencia. 


Inovação contínua

Apostar na criatividade parece simples, mas requer habilidade para criar estratégias assertivas. 


“Nós participamos sempre que possível de cursos e palestras fornecidos pela AMIC, que contribuem muito no nosso crescimento pessoal e profissional”, revela Keilla.


A AMIC mantém cursos, palestras e eventos focados no aprimoramento constante dos empresários, inclusive voltados à melhor maneira de aproveitar a sazonalidade no calendário, como as festas juninas. 


“Acreditamos que com planejamento, criatividade e dedicação, os empreendedores podem transformar esse período festivo em um verdadeiro sucesso para seus negócios”, finaliza o presidente da AMIC.