Comerciantes se preparam para vendas no inverno

Estação requer estratégias personalizadas para aquecer as vendas; AMIC oferece suporte aos empreendedores

Publicado em 17/06/2024 às 13:32 por Thauana Marin

A estação mais fria do ano, que vai de junho a setembro, está preocupando os comerciantes devido às temperaturas quentes. A expectativa para o inverno de 2024 é de temperaturas mais elevadas e tempo mais seco que o usual. Porém, segundo a Climatempo, a previsão de chegada no La Niña deve acontecer até agosto - e o fenômeno deve diminuir as temperaturas.


De acordo com a gestora de Eventos da AMIC (Associação das Micro e Pequenas Empresas do Paraná), Viviane Bastazini, os comerciantes precisam se preparar com antecedência e estar com o estoque pronto. 


“Diferente do verão, que é muito mais extenso, no inverno o lojista acaba vendendo apenas nos dias mais frios, então já tem que estar preparado para aquele momento. É um período curto e sazonal”, explica.


Os comerciantes, embora incertos com a temperatura, precisam se planejar para vender. A gerente de compras da Saville Calçados e Confecções, empresa associada da AMIC, Elaine Finatto Ferreira, conta que a expectativa, ainda assim, é positiva. 


“Apesar do frio não estar ajudando, estamos com uma ótima expectativa de vendas”, conta. 


 O supervisor da Rede Buenão, também associada AMIC, Sandro Linhares, já demonstra certa preocupação.


“O frio não veio no tempo certo, mas a nossa esperança é que venha até o final deste mês”, relata. 

As expectativas dos comerciantes variam, mas o que não muda é a necessidade de elaborar estratégias focadas no inverno.


Estratégias para ampliar as vendas no inverno

Com a previsão de queda de temperatura para os próximos meses, os lojistas estão pensando em caminhos para ampliar as vendas. 


“Nossas estratégias estão sendo investimento nas redes sociais e condicional, onde o consumidor experimenta o produto em casa e depois efetua a compra ou a devolução. Isso traz um giro bom”, explica Elaine. 


Sandro conta que as lojas Buenão já estavam abastecidas com os produtos de inverno antes da chegada da estação. 


“A gente vai repondo o necessário mesmo, sem muito exagero no estoque. Trabalhamos com um mix maior de produtos para que a gente não dependa só desses itens que vendem em estação específica. Se sobrar muito estoque, vamos fazer uma liquidação para abrir espaço para a nova coleção de verão, para colocar novidade para o consumidor”, finaliza Sandro.


Suporte ao empreendedor

A AMIC oferece suporte aos comerciantes, associados ou não, por meio do Ponto de Atendimento ao Empreendedor. O atendimento, soluções e cursos são gratuitos e visam impulsionar as micro e pequenas empresas. 


“Temos no portfólio várias soluções à disposição dos empreendedores, sendo que algumas delas também são ofertadas para não associados. Dentre as opções, estão cursos de marketing, atendimento, orientações técnicas com os consultores do Sebrae/PR. Tudo isso ajuda tanto a elaborar as estratégias do comércio, como a melhorar as que já existem”, evidencia Viviane. 


O Ponto de Atendimento ao Empreendedor está localizado na AMIC (Rua Maranhão, 92) e é mantido em parceria com o Sebrae/PR. É possível se informar sobre como utilizar os serviços do Ponto e qual é a programação de cursos pelo telefone (45) 3036-5636