O Dia dos Pais faz parte do calendário comercial para grande parte dos pequenos negócios, que representam cerca de 95% das empresas brasileiras. Para aproveitar ao máximo a oportunidade, é essencial desenvolver estratégias eficazes a fim de maximizar as vendas e criar uma conexão especial com os clientes. A Agência Sebrae de Notícias conversou com o gerente de Relacionamento com o Cliente do Sebrae, Enio Pinto, que traz dicas essenciais que podem fazer toda a diferença no negócio.
“A primeira coisa é o foco total nos estoques. Do que estamos falando? Você tem que ter uma grade completa com numerações, cores e modelos para não frustrar a expectativa do cliente”, frisa Enio. Outro ponto destacado, ainda em relação aos estoques, é uma negociação com fornecedores. “O fornecedor tem que entender que ele é um elo muito relevante da sua cadeia de entrega de valor para o cliente. Só vende bem quem compra bem, e o fornecedor tem que estar ciente disso.”
Confira algumas estratégias para o Dia dos Pais:
Ofertas e promoções
A data comemorativa é uma excelente ocasião para oferecer promoções que incentivem as compras. Considere criar pacotes especiais, descontos exclusivos ou combos temáticos. Mas atenção! É necessário pensar em ofertas que estejam associadas ao seu nicho de atuação e que envolvam produtos e serviços que se complementem.
Redes sociais
As redes sociais são excelentes canais para comunicação e divulgação de produtos e serviços em datas comemorativas. Apostar em estratégias de marketing de conteúdo e relacionamento pode ser uma grande ferramenta para alcançar os clientes. Outra dica, se o orçamento permitir, é fazer um investimento em anúncios por meio do tráfego pago.
Experiência de compra
A personalização pode agregar um valor significativo às suas vendas. Ofereça opções de personalização para presentes, como gravações ou embalagens especiais. Além disso, considere a criação de um guia de presentes que ajude os clientes a escolherem o item perfeito para seus pais.
Atendimento ao cliente
O atendimento é crucial, tanto presencialmente como nos canais digitais. Garanta que sua equipe esteja bem treinada e pronta para oferecer um atendimento excepcional. Responder rapidamente às perguntas, oferecer sugestões personalizadas e resolver problemas pode transformar o que inicialmente era uma única compra em uma experiência de longo prazo para o cliente.
Fonte: Agência Sebrae de Notícias