Criatividade pode turbinar as vendas para o Dia dos Pais

Mais do que produtos, a dica é oferecer experiências personalizadas para atrair e fidelizar o cliente

Publicado em 05/08/2024 às 08:56 por Thauana Marin

Com o Dia dos Pais se aproximando, micro e pequenos empresários têm uma grande oportunidade para transformar o desejo dos consumidores de presentear em vendas concretas. Mais do que simplesmente oferecer produtos, o grande segredo para capturar o interesse dos clientes está em criar experiências personalizadas. 

Com criatividade, é possível agregar valor ao ato de presentear.


Pesquisa recente da Fecomércio-PR, feita em parceria com o Sebrae/PR para mostrar a intenção de compras do consumidor paranaense para a data, revela que 56% dos filhos pretendem presentear seus pais neste ano, um cenário mais otimista do que no ano anterior. Roupas, calçados e perfumes lideram as intenções de compra este ano, mas o que realmente pode marcar a diferença é a experiência de compra.


“A experiência do cliente com a marca não começa na escolha do produto, mas sim no atendimento que recebe”, lembra o presidente da AMIC, Jovane dos Santos Borges. 


Constantemente a Associação de Micro e Pequenas Empresas do Paraná oferece treinamentos para que o varejo de rua em Cascavel seja mais atrativo e com o diferencial de construir relações positivas com os consumidores. 


“Esta é a quarta data comemorativa mais importante para o varejo durante o ano. Contar com uma equipe bem preparada, atenciosa e que entende as necessidades do consumidor faz toda a diferença no momento da decisão de compra”, pontua.


Fidelizar e flexibilizar


Cada vez mais ganham fidelização empreendedores que escolheram o caminho da personalização. Isso significa que com pequenos detalhes, como embalagens especiais, cartões de presente escritos à mão ou pacotes customizados é possível cativar e fazer a diferença.


Integrar canais é a dica


Apesar do crescimento das vendas online, as lojas físicas ainda desempenham um papel importante, com 32,5% dos consumidores optando pelo comércio de rua. A dica da AMIC é investir em estratégias que unam o físico e o digital, como a venda online com retirada na loja, ou a oferta de cupons digitais para uso em compras presenciais.


Outra dica é facilitar o processo de compra, pois segundo a sondagem da Fecomércio/Sebrae, 15,3% dos consumidores são atraídos por promoções.


“Como os consumidores estão cada vez mais seletivos e informados, a AMIC prepara os associados para acompanhar este movimento. Como esta data é diferenciada, é preciso ir além do básico para se destacar e fazer bons negócios”, finaliza Borges.