Comércio varejista ampliado cresce 5,2% no Paraná e supera média nacional

Comércio de veículos e materiais de construção impulsionam expansão

Publicado em 19/03/2025 às 08:30 por Thauana Marin
Fotografia: Freepik

O comércio varejista ampliado no Paraná manteve um ritmo de crescimento superior à média nacional, conforme aponta a Pesquisa Mensal do Comércio (PMC), divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No acumulado dos últimos 12 meses até janeiro de 2025, o setor registrou alta de 5,2% no estado, enquanto no Brasil o crescimento foi de 3,8%.


Na comparação entre janeiro de 2025 e dezembro de 2024, o Paraná registrou aumento de 4,3% no comércio varejista ampliado, bem acima da variação nacional de 2,3%. Em relação ao mesmo mês do ano anterior, o estado também apresentou desempenho superior, com crescimento de 4,2% nas vendas, enquanto o Brasil teve avanço de 2,2%.


De acordo com o economista e assessor econômico da Fecomércio PR, Lucas Dezordi, o crescimento expressivo do setor reflete a solidez do mercado de trabalho paranaense. “O comércio varejista ampliado, que engloba a venda de veículos e materiais de construção, está em plena expansão no estado, impulsionado pelo dinamismo da economia local”, destaca Dezordi.


Entre as principais atividades que registraram crescimento em janeiro de 2025, na comparação com o mesmo período de 2024, destacam-se os segmentos de móveis e eletrodomésticos (+19,4%), veículos e motocicletas (+10,2%) e material de construção (+7,2%).


Por outro lado, alguns setores registraram retração no acumulado de 12 meses, como atacado especializado em produtos alimentícios (-6,7%), livros, jornais, revistas e papelarias (-6,5%) e combustíveis e lubrificantes (-6,1%).