Icode é uma sigla usada para definir a Identificação do Comportamento para Orientação ao Desenvolvimento Empreendedor. Por meio de questões online, é possível identificar pontos fortes do empreendedor ou empreendedora (ou de quem deseja empreender) e, a partir disso, entender o perfil e o tipo de negócio mais compatíveis. A ferramenta desenvolvida pelo Sebrae/PR está disponível online e gratuitamente (https://www.sebraepr.com.br/perfilempreendedor/).
O Icode é composto por um questionário com perguntas como o uso de tecnologias para reduzir custos e aumentar lucro, previsão de crescimento a curto prazo, entre outros assuntos relacionados a um modelo de negócio.
“Cruzamos o resultado de perfil com o resultado do tipo de negócio. A partir disso, já indicamos algumas soluções do Sebrae para este cliente. É como se ele já soubesse qual é o primeiro ou o próximo passo para, enquanto gestor de um negócio, tomar decisões certas e ampliar suas opções”, explica a consultora do Sebrae/PR, Franciele Dulla.
A ferramenta apresenta quatro tipos de resultados para o perfil empreendedor: aventureiro, pragmático, prudente ou visionário. “O perfil pragmático, por exemplo, possui pensamento rápido, tem construção de abordagem lógica e racional, gera soluções inovadoras para problemas. Não é tão ágil, mas consegue ter visão do todo e fazer conexões”, analisa a consultora.
O Icode ainda demonstra o resultado do tipo de negócio, que varia entre desbravador, receptivo ou convicto. “O perfil convicto utiliza estratégias que são sucesso no mercado, coisas que já funcionam e entregam sensação de estabilidade e segurança para o consumidor. Ele consegue atender públicos mais abrangentes a longo tempo, mas precisa ficar atento para não se desconectar das novidades do mercado, porque surgem oportunidades todos os dias”, explica Franciele.
A ferramenta permite ter autoconhecimento sobre si e o seu negócio. Dominando a operação do negócio, um empreendedor tem as opções ampliadas, as decisões passam a ser mais assertivas e as chances de sucesso aumentam, porque estão embasadas, diretamente, em seu estilo enquanto gestor e o modelo do negócio.
“Entendendo as limitações, o empreendedor ou empreendedora se fortalece. Descobrindo seus pontos fortes, potencializa habilidades e diferenciais”, destaca a consultora do Sebrae/PR.
A empreendedora Alenise Duarte dos Santos, de Curitiba, utilizou a ferramenta. Ela já possuía uma empresa e fez a experiência para saber como tomar decisões mais certeiras.
“Achei o Icode interessante por nortear o meu perfil de negócios, para saber se estou no caminho certo ou em qual setor investir. Meu perfil de empreendedor foi ‘aventureiro’ e o meu empreendimento é no ramo fitness, um campo que se modifica a todo momento, ainda mais com a pandemia. Uma das definições do perfil aventureiro é ‘arregaçar as mangas e mãos à obra’, que é bem característica do meu estilo de trabalho”, relata.
O texto é da Assessoria do Sebrae/PR
Foto: Divulgação/Sebrae/PR