Uma nova obra, uma nova história, construída a várias mãos e com a concentração de muitos esforços. O sonho da Casa do Empreendedor se concretiza em 2021. Mas não é de agora que esse sonho foi edificado. Tijolo a tijolo, a história da nova sede da AMIC PR começou ainda na gestão da presidência de 2013. “Nós adquirimos o terreno onde está o novo edifício, por meio de doação da Prefeitura de Cascavel”, lembra o ex-presidente da entidade, o médico Jorge dos Santos.
Gestor da AMIC PR de 2017 a 2019, Celso Bevilacqua recorda dos vários capítulos que deram corpo à nova sede da entidade. “O sonho começou na gestão do doutor Jorge, foi feito um projeto que não ficou adequado aos recursos financeiros da entidade, e depois nós precisamos adequar a algo menos audacioso. Demorou um pouco, precisamos resolver algumas questões judiciais para que a construção fosse autorizada”, explica o ex-presidente.
Quem começou, efetivamente, a obra da nova sede foi Sandro Viapiana. Ele assumiu a presidência da entidade em 2019 e, a partir daí, um trabalho foi realizado com prioridade para conclusão do novo projeto arquitetônico da nova sede, com inclusão de uma certificação internacional de sustentabilidade. “Vai ser a primeira obra de Cascavel com essa certificação, então precisamos angariar recursos para incluir isso. A AMIC PR precisa ser o farol que ilumina o caminho para outras empresas, e por isso fizemos questão de ter uma obra sustentável, para que tenham a entidade como exemplo”, ressalta Sandro.
Mas, como todo sonho, colocar em prática, em continuidade ao trabalho dos outros presidentes da entidade, não foi fácil. “Foi necessário estruturar um comitê de compra, reunindo alguns diretores da entidade e convidando profissionais técnicos da área de engenharia para compor este comitê. Todas as decisões tomadas para elaboração e aprovação do modelo de compra da obra foram tomadas por este comitê. Foi um processo trabalhoso, que incluiu a venda do terreno atual, onde a AMIC PR está instalada. Conseguimos fazer esta venda com valor bom de mercado, e então começamos a construção”, comemora Viapiana.
Uma casa para o empreendedor
A nova sede da AMIC PR, que leva o nome de Casa do Empreendedor, significa um marco histórico e, também, um novo espaço, mais aconchegante e mais receptivo aos empreendedores. “Qualquer empresa, quando é chamada para se associar, quer saber como a entidade funciona. A AMIC PR tem uma trajetória importante, mas precisava desse novo espaço para acolher, ainda mais, os empresários”, ressalta o ex-presidente da entidade, Celso Bevilacqua. “Como ex´presidente, fico torcendo e acredito que a presidente Sônia tem tudo para tirar da gaveta projetos que não podiam ser realizados pela falta de espaço. Com certeza, ela tem elementos para uma excelente gestão”, complementa.
“Tivemos vários feitos importantes na nossa gestão. Como alavancar a entidade nas redes sociais; a entrega, nas mãos do ministro do trabalho da época, do pedido da Reforma Trabalhista, com sugestões dadas pela entidade; além da expansão de 1.500 para 2.500 associados, na época. Mas, com certeza, ver a realização do sonho da nova sede, é um dos maiores marcos, um dos maiores benefícios aos micro e pequenos empresários”, destaca Jorge dos Santos.
“Com certeza, viveremos um novo momento, a partir da nova sede”, complementa o ex-presidente da entidade, Sandro Viapiana.