Ela é natural do Rio Grande do Sul, mas se tornou uma cria do Paraná muito cedo. Aos 7 anos, Oraceli dos Santos, a “Ora”, mudou de estado com a família e foi em solo paranaense que ela realmente entendeu o significado da palavra trabalho. Ajudou o pai por muito tempo na agricultura e o comércio foi sua realidade por vários anos em lojas da cidade de Realeza. Mas o talento para área da beleza já era algo que começava a aflorar, quando Ora trabalhava informalmente como manicure. Incentivada pela família e movida pelo desejo de ter seu próprio negócio, ela se mudou para Cascavel em 1994, e fez unhas em um salão até surgir a oportunidade de assumir o comando da empresa. “No começo não foi fácil porque eu tive que me especializar em outras áreas, correr atrás de capacitação para cortes, coloração e tudo mais. Além disso, tive que conquistar meus próprios clientes e entender mais da parte administrativa”, detalha Oraceli.
Foi nessa hora que ela sentiu que precisava se aliar a outros microempreendedores e se unir a quem pudesse agregar conhecimento. A AMIC foi o caminho para isso. Com a associação, o salão de beleza ganhou profissionalismo! Associada há cerca de seis anos e integrante do conselho deliberativo da entidade, ela usa principalmente os seguintes serviços:
Ponto de Atendimento ao Empreendedor
O Sebrae é parceiro da AMIC e por isso a associação tem um ponto de atendimento para que o associado possa fazer consultorias, cursos e receber orientação. É o ponto de apoio à empresa, uma extensão do Sebrae ao alcance do microempreendedor. “Fiz vários cursos, principalmente para entender mais sobre finanças e atendimento ao público”, comenta Ora.
Convênio Saúde
Com uma rede de mais de 800 profissionais de saúde, entre hospitais, clínicas, consultórios e laboratórios, o Convênio Saúde atende o associado em diversas áreas: convênio médico geral e odontológico, medicina em segurança do trabalho, medicina alternativa, estética e emagrecimento, reabilitação física, academia e tratamento para dependentes químicos e depressivos.
O atendimento é com hora marcada e o usuário tem facilidade na emissão de guias, com sistema online disponível 24 horas. O convênio pode ser utilizado pelo próprio empresário, familiares, colaboradores e seus dependentes. E é isso que Oraceli faz: “Toda minha família utiliza para consultas e exames. Ajuda muito porque não é sempre que você tem como pagar à vista por um procedimento. E com o convênio da AMIC temos um prazo a mais para pagar”, conta a microempreendedora que elenca a segurança como o adjetivo que mais define o que AMIC representa para ela.
Se você gostou e também quer ter esse apoio no desenvolvimento do seu negócio, acesse www.amicoeste.org.br/associado e saiba mais!